08/07/2022 02:27

Ciência diversa nas eleições: ocupando colunas por todo o país

  • Blog Ciência Fundamental

Quando a ciência vai para todos os lugares, todo mundo sai ganhando

Ilustração: Lívia Serri Francoio

Por Sabine Righetti e Natália Flores

Seria esperado, já em outros tempos, que o debate eleitoral se pautasse na ciência para trazer propostas e soluções para o país. Em época de fome batendo recordes, de Amazônia se despedaçando e de uma pandemia que ainda não acabou — só para citar alguns exemplos –, a participação da ciência nas eleições se torna ainda mais urgente.

Mais do que nunca, cientistas de todo o país e de diversas áreas têm de vir a público para apontar os temas urgentes de suas áreas, que têm de ser abordados pelos candidatos e candidatas ao pleito estadual e federal neste ano — incluindo o cargo máximo do país, presidência da república. A gente resolveu dar um empurrãozinho nisso.

Por iniciativa do Instituto Serrapilheira e da Maranta Inteligência Política, ao longo do mês de julho, cientistas ocuparão espaços cedidos por colunistas para refletir sobre o papel da #CiênciaNasEleições

No Dia Nacional da Ciência, comemorado nesta sexta (8), a Agência Bori se junta à iniciativa com a missão de agregar, à campanha #CiênciaNasEleições, diversidade de vozes e de veículos de mídia. 

A Bori já tem um contato bem próximo com as comunidades de cientistas e de jornalistas Brasil afora. Isso porque a agência é uma espécie de vitrine da ciência nacional,  apresentada para a imprensa de maneira inédita, antecipada e explicada. 

Trocando por números: colocamos uma nova pesquisa científica brasileira a cada dois dias na nossa vitrine, que é visualizada por cerca de 2,3 mil jornalistas de todo perfil de veículo jornalístico — como esta Folha, o jornal A Crítica (AM) ou o Nós, mulheres da periferia. Há centenas de mídias brasileiras cadastradas na Bori.

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo.

Esta coluna foi escrita para a campanha #ciêncianaseleições, que celebra o Mês da Ciência. Em julho, colunas e blogs refletem sobre o papel da ciência na reconstrução do Brasil.

  • Temas
  • agência bori
  • Ciência nas eleições
  • eleições