04/04/2022 05:29

Cinco anos do Serrapilheira: conheça nossa trajetória

  • #Serrapilheira5anos

Em 2022, o Serrapilheira completa cinco anos. Em março de 2017 foi oficialmente lançado o primeiro instituto privado de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil. De lá para cá, já foram 200 projetos de pesquisa e de divulgação científica apoiados, somando mais de R$ 50 milhões investidos.

Durante o mês de março, lançamos nas redes sociais alguns conteúdos comemorativos para marcar a data e contamos a história do instituto:

No dia do #Serrapilheira5anos, compartilhamos com os seguidores algumas curiosidades:

E aproveitamos para apresentar um pouco dos nossos bastidores e mostrar as dez pessoas que estão por trás do instituto:

Perguntamos aos 16 cientistas da primeira turma selecionada que tiveram seus grants renovados sobre o impacto do apoio do Serrapilheira em suas pesquisas e carreiras. Compartilhamos alguns depoimentos aqui:

E falamos sobre a aplicação dos recursos do Serrapilheira, mostrando um pouco do nosso investimento desde 2017, ano de fundação do instituto:

Nas redes sociais, outros grantees também aproveitaram para comentar sobre sua relação com o instituto:

 

Para o futuro, vamos continuar apostando na construção de uma ciência baseada no risco, na originalidade e na diversidade. Queremos, ainda, colaborar para a inserção da ciência no debate político e para efetivamente torná-la um projeto de Estado, e não de governo, trazendo à tona temas urgentes, como a preservação da floresta amazônica, a mitigação das mudanças climáticas e o combate à desinformação.

E, se já começamos a ver alguns resultados discretos de nossas ações, é porque contamos com a confiança e apoio da comunidade científica desde o início. Agradecemos mais uma vez a todos os parceiros nessa trajetória.

  • Temas
  • #Serrapilheira5anos