23/07/2018 04:48

Dia da Geometria receberá matemáticos americanos no IMPA

  • Divulgação científica
  • Matemática

Com organização do pesquisador Vinicius Ramos, apoiado pelo Serrapilheira, evento trará geômetras de três universidades

Imagem: Daniel Oines

Clarice Cudischevitch

O Dia da Geometria será comemorado em 31 de julho pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. Organizado pelo pesquisador Vinicius Ramos, apoiado pelo Serrapilheira, o evento apresentará palestras de três geômetras norte-americanos.

Michael Hutchings, da Universidade da Califórnia em Berkeley, mostrará o resultado da parceria com Ramos e com o pesquisador Dan Cristofaro-Gardiner. O trabalho conjunto provou uma propriedade de volume da chamada homologia de contato mergulhada (ECH) e algumas de suas aplicações em dinâmica.

Ciprian Manolescu, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, falará sobre cobordismo de homologia e suas relações com triangulações de variedades.

Robert Bryant, da Universidade Duke, explicará o que são estruturas G2 e exporá sua pesquisa recente sobre o fluxo laplaciano de estruturas G2 fechadas.

O Dia da Geometria será celebrado no âmbito do Congresso Internacional de Matemática (ICM, na sigla em inglês), mais importante evento da matemática internacional, promovido a cada quatro anos. Acontecerá de 1º a 9 de agosto no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O Serrapilheira promoverá no ICM um ciclo de palestras públicas com matemáticos renomados mundialmente, em parceria com o IMPA. Um dos participantes será o francês Cédric Villani, vencedor da Medalha Fields e deputado na Assembleia Nacional da França. O Ciclo IMPA-Serrapilheira acontecerá de 2 a 8 de agosto, no Riocentro.

Dia da Geometria
Data: 31/07/2018, às 11h
Local: Auditório Ricardo Mañé, IMPA – Estr. Dona Castorina, 110 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ