28/11/2018 03:40

Em reportagem da TV Globo, grantee do Serrapilheira mostra novidades na pesquisa em câncer

  • Ciências da vida

Alexander Birbrair em entrevista à TV Globo. Imagem: reprodução

O biomédico Alexander Birbrair, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e grantee do Serrapilheira, foi destaque em reportagem da TV Globo sobre o mês de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul. A gravação foi exibida no programa MGTV na última terça-feira (27).

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2019, 70 mil brasileiros terão câncer de próstata. A equipe de reportagem esteve no laboratório de Birbrair na UFMG para mostrar as novidades da pesquisa dele. Ao investigar a função do sistema nervoso periférico no desenvolvimento de tumores, o grupo observou a existência de nervos sensoriais que têm papel fundamental tanto no começo quanto na progressão do câncer.

“Assim como usamos as palavras para nos comunicarmos, as células usam vários sinais”, comenta Birbrair. “Queremos descobrir quais são esses sinais que os nervos usam para se comunicar com as células de câncer que faz com que elas afetem o crescimento dos tumores. Se nós descobrirmos isso, poderemos usar esses sinais como alvos específicos para produzir drogas.”

Confira a reportagem completa.

Saiba mais sobre o trabalho de Alexander Birbrair:

  • Temas
  • alexander birbrair
  • câncer
  • câncer de próstata

Projetos e pesquisadores relacionados