Evento em São Paulo vai debater as fronteiras da vida

Colóquio organizado por biólogo apoiado pelo Serrapilheira terá uma abordagem multidisciplinar

Imagem: Creative Commons

Clarice Cudischevitch

Qual é o futuro da vida? Um evento vai reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater esse tema instigante sob a perspectiva de diversas áreas da ciência. O Colóquio “Expanding the frontiers of life” é organizado pelos biólogos Alexandre Bruni-Cardoso, apoiado pelo Instituto Serrapilheira, e Deborah Schechtman. E vai ser realizado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), no dia 6 de setembro.

“Dentre as grandes perguntas científicas para os próximos anos, encontramos questões como: seríamos capazes de colonizar e sobreviver em outro planeta? Existe vida fora da Terra? Como podemos viver mais? Qual será o impacto da inteligência artificial para a humanidade? Geneticamente, a espécie humana continua a evoluir?”, destaca Cardoso.

Para debater essas perguntas, os cientistas vão usar como base princípios de física, química, bioquímica, biologia molecular e genética aliados a modelos matemáticos, em uma abordagem multidisciplinar.

“O colóquio foi montado pensando nessas questões que podem ser resumidas em ‘expandindo as fronteiras da vida’”, acrescenta o organizador. Alguns dos temas a serem abordados são envelhecimento e longevidade, inteligência artificial, evolução genética e astrobiologia.

Entre os palestrantes convidados está Rochelle Buffenstein, pesquisadora-sênior da empresa de biotecnologia norte-americana Calico, fundada pela Google, e Dirk Schulze-Makuch, professor do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade Técnica de Berlim.

“A expectativa é que este formato de evento possa estimular discussões e possíveis soluções integradas sobre os diferentes temas e que contribua para responder as grandes perguntas dos próximos anos”, conclui Cardoso.

Colóquio “Expanding the frontiers of life”
Data: 6 de setembro de 2018, das 8h45 às 12h
Local: Instituto de Química da USP – Anfiteatro Paschoal Senise (Cinza), bloco 6, superior. Av. Prof. Lineu Prestes, 748, São Paulo/ SP.
Mais informações: https://www3.iq.usp.br/paginas_view.php?idPagina=1334