26/10/2021 04:27

Inscrições abertas para a 5ª chamada pública de apoio à ciência

  • Institucional

Candidatos podem enviar suas pré-propostas até 26/11; até 10 cientistas serão contemplados com R$ 200 mil a R$ 700 mil

Estão abertas as inscrições para a 5ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira. Jovens cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática podem enviar suas pré-propostas até 26 de novembro. Serão selecionados até 10 projetos, que receberão entre 200 mil reais e 700 mil reais cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de renovação.

Os proponentes devem ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2019. Esse prazo é estendido em até dois anos para mulheres com filhos.

Na primeira fase da seleção, os candidatos devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores internacionais a partir das respostas a seis perguntas:

1- Qual é a pergunta fundamental levantada pelo projeto?

2- Qual é a sua hipótese?

3- Como a hipótese será testada?

4- Como os resultados do projeto vão fazer avançar o entendimento fundamental na área?

5- Por que o projeto é original e ousado?

6- Como você avalia o risco do projeto?

Nesta etapa, os candidatos também devem indicar pelo menos dois artigos de impacto em que foram autores principais. O impacto será medido pelo efeito que o artigo teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo, fator justificado pelo próprio pesquisador. 

A partir daí, candidatos pré-selecionados serão chamados para submeter a proposta completa e apresentar uma descrição detalhada do projeto científico, do orçamento, da equipe, da sua rede de colaboração atual e as estratégias para expansão dessa rede.  A etapa final inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.  

Com a nova chamada, o Serrapilheira busca apoiar o desenvolvimento da carreira de jovens pesquisadores que, em busca da construção ou consolidação de suas agendas de pesquisa, proponham grandes perguntas em suas áreas de atuação.  “Incentivamos os cientistas a pensarem no Serrapilheira como uma instituição disposta a apoiar projetos que envolvam estratégias de risco, desde que muito bem fundamentados cientificamente, e oferendo o tempo e a liberdade de que a ciência precisa para ser desenvolvida”, afirma Cristina Caldas, diretora de ciência do instituto.

Após selecionados, os cientistas também poderão acessar voluntariamente, na forma de bônus, recursos adicionais destinados especificamente à integração e formação de pessoas de grupos sub-representados nas equipes de pesquisa. O modo de implementação do bônus da diversidade será trabalhado com cada um dos pesquisadores. 

Acesse o edital e o link para inscrições aqui

Como preparar bons projetos de pesquisa?

Para Daniel Mucida, professor da Universidade Rockefeller e revisor da nossa última chamada de apoio à ciência, um bom projeto de pesquisa precisa balancear uma pergunta relevante com a sua capacidade de respondê-la

Para a diretora de Ciência do Serrapilheira, Cristina Caldas, um bom projeto deve ser conciso e preciso na articulação entre ideia, metodologia e hipótese

Para o diretor-presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, bons projetos de pesquisa são guiados pela intuição do cientista, mas também embasados por dados preliminares

Quer saber mais sobre como preparar uma proposta para a 5ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira? Assista à live com Mucida, Caldas e Aguilaniu em que tiramos dúvidas sobre o edital. A gravação está disponível aqui.

  • Temas
  • apoio à ciência
  • Chamada 5
  • ciência básica
  • edital
  • Edital Serrapilheira
  • pesquisa científica
  • serrapilheira