11/07/2017 10:53

Lançamento oficial da primeira chamada pública do Serrapilheira

  • Institucional

O instituto Serrapilheira promove sua primeira chamada para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

O lançamento acontecerá no dia 19 de julho, durante a 69ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Belo Horizonte.

O conteúdo da chamada estará disponível para consulta neste site e as inscrições terão início na primeira metade de agosto.

Num primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com seed grants de até 100 mil reais. Depois de um ano, de 10 a 12 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até 1 milhão reais para 3 anos de pesquisa. Uma parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade*.

O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa; os critérios de elegibilidade serão idade científica do postulante (poderão se inscrever apenas aqueles que obtiveram o título de doutor a partir de 2007) e vínculo com instituições brasileiras.

“Com esta primeira chamada, queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos”, diz Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Serrapilheira. E conclui: “O instituto não terá preferência por ciência pura ou aplicada, nem deixará de apoiar projetos de pesquisa arriscados, nos quais o pesquisador audacioso nem sempre será bem sucedido”.

Um Conselho Científico formado por 12 cientistas que atuam no Brasil e no exterior avaliará os projetos encaminhados e divulgará os  resultados até o final de 2017.

Serviço

 

O quê? Lançamento da chamada pública

Quando? Dia 19/7/2017, às 13h, durante a Sessão Especial: Lançamento Oficial da 1ª Chamada Pública do Instituto Serrapilheira

Onde? CAD 2 – Sala C 207 – Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte

 

* Os detalhes da política de diversidade serão definidos ao longo do primeiro ano.
O objetivo é incentivar o treinamento de pesquisadores que façam parte de minorias por cientistas apoiados pelo Serrapilheira.

Nota: esta notícia foi atualizada no dia 24 de julho de 2017.