11/07/2021 02:52

Nota de pesar – Oswaldo Luiz Alves

  • Institucional

O Instituto Serrapilheira lamenta profundamente o falecimento do professor Oswaldo Luiz Alves no dia 10 de julho. Um dos maiores nomes da química inorgânica brasileira, Alves foi membro do primeiro Conselho Científico do Serrapilheira, de 2016 a 2019. Foi fundamental para a construção do instituto e início de suas atividades, assessorando a equipe executiva e o Conselho Administrativo em relação a questões científicas. 

1º Conselho Científico do Serrapilheira reunido para a seleção final de projetos da 1ª chamada Pública de apoio à ciência, em 2019

Oswaldo Luiz Alves era professor titular do Instituto de Química da Universidade de Campinas (Unicamp), instituição na qual traçou uma trajetória acadêmica de destaque. Fundou o Laboratório de Química do Estado Sólido, por onde formou mais de 50 mestres e doutores. Após se aposentar em 2019, continuou contribuindo como professor colaborador. O foco de suas pesquisas era o desenvolvimento de nanomateriais e a interação das nanoestruturas com sistemas biológicos.

Oswaldo Luiz Alves, membro do Conselho Científico do instituto de 2016 a 2019, durante a primeira edição do Encontros Serrapilheira, em 2018

Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Química, vice-presidente para a Região São Paulo da Academia Brasileira de Ciências, fellow da Royal Society of Chemistry e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês).

O conselheiro científico em conversa com grantee na primeira edição do Encontros Serrapilheira, em 2018

Oswaldo Luiz Alves é um cientista que faz parte da história do Serrapilheira e da ciência do Brasil. Desejamos que sua memória possa confortar a família, amigos, alunos e colegas e seja uma inspiração para futuros cientistas.

  • Temas
  • oswaldo luiz alves