01/09/2020 09:02

Nota sobre a seleção: Camp Serrapilheira 2020

  • Divulgação científica

Na sexta-feira, 28, o Instituto Serrapilheira anunciou os oito projetos de podcasts selecionados pela chamada pública Camp Serrapilheira 2020. Nesta edição, o processo de seleção foi especialmente desafiador: recebemos 1.010 propostas, sendo mais da metade da região Sudeste (57,6%). Foram 17,6% da região Nordeste; 10,6% da região Sul; 5,9% do Centro-Oeste; 1,8% do Norte; 1,2% de fora do Brasil e 5,3% sem informação.

A seleção foi conduzida por um júri externo composto por oito membros, todos profissionais atuantes no universo dos podcasts e da divulgação científica, e cada proposta foi avaliada por ao menos dois revisores. Os oito projetos contemplados são dos estados de São Paulo (3), Minas Gerais (2), Bahia (1), Rio de Janeiro (1) e Pernambuco (1).

Conforme expresso no edital, a chamada pública foi aberta tanto a organizações grandes quanto a organizações pequenas e produtores independentes, bem como a projetos já em execução e aos que ainda estão em fase de concepção. Nenhuma dessas categorias foi priorizada: todas as propostas foram analisadas levando-se em conta a sua qualidade, a argumentação sobre o papel da ciência no podcast, a experiência prévia do proponente e as condições de efetivamente realizar o projeto. Os critérios principais considerados na seleção foram, portanto, a excelência das propostas, a criatividade com que elas abordavam a ciência, clareza sobre seu público-alvo e a sua viabilidade. Entre projetos com propostas temáticas e de abordagem similares, foram priorizados os que melhor respondiam aos critérios acima.

Nossos recursos para apoio a projetos são limitados. Por isso, apenas 0,8% dos candidatos que concorreram foram contemplados. Sabemos que muitas propostas promissoras ficaram de fora e reconhecemos que há muitos divulgadores espalhados por todo o Brasil trabalhando para levar a ciência às suas audiências sem acesso a financiamento. Por isso, ficamos felizes em apoiar um grupo diverso tanto em raça (metade são pessoas negras) quanto em gênero (mesma quantidade de homens e mulheres), comprometido em comunicar ciência com qualidade e criatividade para suas audiências.

  • Temas
  • camp serrapilheira
  • edital
  • seleção