21/05/2020 02:43

O barato da natureza, mais barato na matemática

  • Blog Ciência Fundamental

A natureza parece sempre perseguir a economia de energia. Mas isso é intencional?

Ilustração: Catarina Bessell

Por Edgard Pimentel

Por que uma bolha de sabão é redonda? Há algum motivo para os favos de uma colmeia serem hexagonais? A resposta mais curta é: porque é mais barato. Por mais curiosa que fosse uma bolha de sabão cúbica, seu custo seria elevadíssimo. No caso da colmeia, o formato hexagonal minimiza a quantidade de cera necessária para construir a estrutura. Estes são dois exemplos de fatos da natureza em que a alternativa mais barata prevalece.

Outro exemplo. Você já se deu conta do desafio que é aplicar um filme adesivo à capa de um livro? Já tentei diversas estratégias para evitar as bolhas de ar que se formam. E fracassei em todas. Na verdade, o problema resulta de um acordo entre os envolvidos: o livro e o filme adesivo. A capa do livro e o filme são feitos de materiais distintos e têm propriedades diferentes. A elasticidade, por exemplo, não é a mesma: cada material estica de um jeito. Como duas coisas que se esticam de forma diferente podem conviver coladas uma à outra? A solução que este par encontrou foi minimizar seu desgaste conjunto. O surgimento de bolhas ao longo da superfície de contato é a configuração que minimiza tal desgaste. Ou seja, a solução parece ser uma combinação de mais eficiente com mais barato.

Agora vamos pensar no processo de gestação dos primatas. É considerado longo. A partir do instante de fixação de um embrião, este é capaz de afetar o funcionamento do corpo da gestante. No fim do corredor, à esquerda de quem entra, está a evolução e a ideia de reprodução a serviço da perpetuação do gene. Juntos, estes fatos sugerem a necessidade de selecionar um embrião antes que ele se desenvolva. Entra em cena o endométrio: uma estrutura adversa para o ambicioso embrião. E o que acontece? Apenas o mais apto – o que quer que isto signifique – vence estas condições e se desenvolve. Quando nenhum candidato passa no teste, o corpo se livra deste material. O ciclo menstrual talvez seja a opção mais barata que a natureza encontrou para equilibrar custos associados à gestação.

Continue lendo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S. Paulo

  • Temas
  • Blog Ciência Fundamental
  • matemática

Projetos e pesquisadores relacionados