Alexandre Bruni-Cardoso

Ciências da Vida

Alexandre Bruni-Cardoso é biólogo e doutor em biologia celular e estrutural pela USP. Durante o doutorado ele passou pelo laboratório do Cancer Center da Vanderbilt University, EUA. O trabalho de Alexandre desvenda um dos mais interessantes e misteriosos processos da divisão celular: a quiescência. Essa é a capacidade que as células têm de cessar a proliferação, deixando de se dividir mesmo na presença de nutrientes.

Quando a quiescência falha, a proliferação das células é descontrolada. Em muitos casos, esse processo recebe o nome de câncer. Muito cientistas acreditam que é na regulagem da quiescência que reside uma importante chave para o combate ao câncer.

Chamadas

Chamada 1

Projetos

O que regula a quiescência celular?
Ciência / Ciências da Vida

A proliferação é um dos atributos mais conservados e fundamentais dos sistemas vivos e, no câncer, é um processo desregulado. Num corpo são, a maioria das células para de proliferar mesmo na presença de nutrientes e mitógenos e encontra-se num estado reversível de quiescência. O que, então, regula a quiescência? Como ela é perdida no câncer? Por que alguns órgãos são mais susceptíveis ao desenvolvimento de tumores? Há evidências que a matriz extracelular, um componente do microambiente, tenha papel determinante na decisão da célula de proliferar ou permanecer quiescente. Utilizando uma biblioteca de CRISPR/CAS9, dissecaremos as vias de sinalização que participam da regulação da quiescência induzida pela matriz extracelular e rastrearemos ao nível de ‘célula única’ a dinâmica da aquisição da quiescência. A pesquisa poderá revelar informações ao nível molecular de como o microambiente regula a proliferação e como o controle da quiescência é perdido no câncer.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade de São Paulo
  • Temas
  • câncer
  • células tumorais
  • matriz extracelular
  • microambiente
  • quiescência celular