Alexandre Zuquete Guarato

Engenharia

No mundo dos carros elétricos, por que insistir em um motor a combustão? A pesquisa do engenheiro mecânico Alexandre Zuquete Guarato toca exatamente nesse ponto. Ele é doutor em engenharia mecânica pela École Normale Supérieure Paris-Saclay em parceria com a empresa Renault. Também fez o pós-doutorado na PUC do Rio.

Alexandre desenvolve um motor rotativo flex-fuel com taxa de compressão variável para melhorar sua eficiência. O engenheiro mecânico seguiu a carreira inspirado pelo pai, que foi retificador de motores até se aposentar. Hoje ele é casado com uma psicóloga e ambos vivem com os dois caninos Pixel e Oliver. Nas horas de relaxamento, Alexandre cozinha e pratica yoga.

Projetos

Desenvolvimento de motor rotativo flex-fuel com taxa de compressão variável
Ciência / Engenharia

Os atuais motores de combustão interna possuem basicamente a mesma configuração do primeiro motor inventado por Nicolaus Otto em 1876. As tecnologias que as montadoras apresentaram nas últimas décadas se baseiam sobretudo na adição de sistemas periféricos. Além disso, os motores flex, tão difundidos no Brasil, trabalham com uma taxa de compressão fixa que não é ideal para a gasolina ou para o etanol. Isto implica que boa parte da energia contida nos combustíveis é desperdiçada todos os dias. O presente projeto propõe desenvolver um motor rotativo inovador com taxa de compressão variável, que possibilite as condições ideais de combustão para qualquer mistura de gasolina e etanol. Devido a sua configuração inovadora, será uma peça mais compacta, mais eficiente, mais ecológica e potencialmente mais barata que os motores atuais.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal de Uberlândia

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • combustível
  • etanol
  • flex-fluel
  • gasolina
  • motor