Araucária e a relação histórica com o povo Puri de Amana Tykyra

Ciências da Vida

Aline Churiah Puri Rochedo
Indígena do povo Puri, da Serra da Mantiqueira (RJ), é doutora em história cultural

 

O que uma árvore pode revelar sobre um povo ancestral, nas perspectivas ecológica e histórica? Amana Tykyra, ou Serra da Mantiqueira, é território tanto de uma floresta de araucárias quanto do povo Puri. Apesar de haver um número crescente de estudos sobre a importância dessa árvore para os povos originários Kaingang, Laklãnõ Xokleng e Mapuche, são escassas ainda as pesquisas sobre sua relação com os Puri.

O projeto buscará entender a relação entre a araucária e seu manejo pelos indígenas partindo do olhar de uma pesquisadora Puri. Parte-se, também, do entendimento desta árvore como sítio arqueológico e lugar de memória.

Por isso, história oral, arqueologia e ecologia trabalharão juntas para compreender se e como os anéis de crescimento da Araucaria angustifolia guardam registros históricos dos Puri. É um estudo que faz ouvir as vozes, da árvore e do povo, confinadas ao silenciamento por distorções e negacionismo histórico.

Ao estudar a presença de uma mata de araucárias como um sítio arqueológico, o projeto buscará compreender se o passado e presente revelados pelos anéis de crescimento da araucária podem constituir um documento genuíno para a compreensão, e consequente registro, dos movimentos históricos do povo Puri em Amana Tykyra.

Recursos investidos
Grant 2024: R$ 105.000,00
Aditivo 2024: R$15.000,00

  • Temas
  • araucária
  • Arqueologia
  • ecologia
  • história indígena
  • povo Puri