David Montenegro Lapola

Ciências da Vida, Geociências

O ecólogo David Lapola é pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas. Ele é mestre em meteorologia pelo INPE e doutor em Modelagem do Sistema Terrestre pelo Instituto Max Planck, na Universidade de Kassel, Alemanha.

Embora o aquecimento global seja um tema na ordem do dia, ele ainda suscita muita controvérsia. O estudo de David testa o efeito do CO2 em uma área controlada da floresta para responder algumas dessas controvérsias. A ciência também pode ser uma fonte de entretenimento, e David é um astrônomo amador nas horas vagas. Além disso, confia em atividades que mantenham sua mente focada na natureza toda vez que precisa relaxar. Ele investe na horticultura e na mountain bike.

Chamadas

Chamada 1

Projetos

AmazonFACE: avaliação dos impactos do aumento de CO2 sobre a ecologia e resiliência da floresta Amazônica
Ciência / Ciências da Vida

O aumento da concentração atmosférica de CO2 poderia proteger a floresta Amazônica contra os efeitos deletérios das mudanças climáticas ao estimular a produtividade florestal e a resiliência à seca? Essa hipótese vem sendo debatida por mais de vinte anos, e ainda não se concluiu se temperaturas mais altas e condições de seca poderiam causar uma perda catastrófica da maior floresta tropical do mundo. Este projeto tem por objetivo começar a desvendar o enigma, investigando como o aumento atmosférico de CO2 afeta a resiliência da floresta Amazônica, a biodiversidade que ela abriga e os serviços ambientais que ela provê. Para isso, um grupo de cientistas conduzirá experimentos de campo de enriquecimento por CO2 em uma floresta primária na Amazônia central.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 106.631,99

Instituições

  • Universidade Estadual de Campinas
  • Temas
  • amazonface
  • amazônia
  • mudanças climáticas
  • resiliência