14/09/2018 11:27

Exposição mostra efeitos das mudanças climáticas na Amazônia

  • Ciências ambientais

Foto: João Marcos Rosa

Clarice Cudischevitch

Uma exposição reúne, em Manaus, ciência e arte sob a ótica do meio ambiente. Inaugurada nesta terça-feira (11), a mostra “Amazônia e Mudanças Climáticas: Um futuro em fotos, ilustrações e ciência” é promovida pelo Programa AmazonFACE, que recebe apoio do Instituto Serrapilheira.

A exposição foi pensada como uma forma de aproximar o público do processo científico desenvolvido no AmazonFACE. O objetivo do projeto é fazer experimentos de fertilização por gás carbônico na floresta amazônica, de uma maneira acessível.

“Uma vez que o projeto lida com os impactos que a mudança do clima teria sobre a floresta amazônica, é interessante que este tema seja trazido à tona e não se mantenha apenas na esfera científica, pois tem repercussão para diferentes setores da sociedade”, afirma o presidente do comitê científico do AmazonFACE, David Lapola.

A exposição conta com cerca de 30 imagens do fotógrafo de natureza João Marcos Rosa, além de ilustrações de Rogério Lupo, especializado em botânica e ecologia de paisagens. Outro destaque é a estrutura de áudio e vídeo “Espírito da Floresta”, do artista suíço Marcus Maeder, da Universidade das Artes de Zurique, curador da mostra.

Até 11 de novembro, a exposição vai estar aberta ao público no Paiol da Cultura, dentro do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.

O AmazonFACE

Lapola explica que, há mais de 20 anos, cientistas debatem se o aumento da concentração atmosférica de CO2 poderia, na verdade, proteger a floresta Amazônica contra os efeitos das mudanças climáticas ao estimular a produtividade florestal e a resiliência à seca. “Ainda não se concluiu se temperaturas mais altas e condições de seca poderiam causar uma perda catastrófica da maior floresta tropical do mundo”, diz.

O AmazonFACE busca avançar nesta questão, investigando como o aumento atmosférico de CO2 afeta a resiliência da floresta Amazônica, a biodiversidade que ela abriga e os serviços ambientais que provê. Para isso, os cientistas ligados ao projeto conduzem experimentos de campo de enriquecimento por CO2 em uma floresta primária na Amazônia central.

Exposição “Amazônia e Mudanças Climáticas: Um futuro em fotos, ilustrações e ciência”
Data: 11 de setembro a 11 de novembro de 2018
Local: Paiol da Cultura, Bosque da Ciência do Inpa – Rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona sul de Manaus/AM.

  • Temas
  • amazônia
  • mudanças climáticas