Departamento de Microbiologia – ICB/ UFMG

Biologia

O Departamento de Microbiologia (DMic), implementado em 1970, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão nas três grandes áreas da microbiologia: bacteriologia, micologia e virologia, com níveis de excelência internacionalmente reconhecidos. Conta com 14 laboratórios que executam pesquisa sobre bactérias, fungos e vírus de importância ambiental, animal e humana.

Projetos

MicroBios
Divulgação científica / Podcast

O podcast MicroBios, do departamento de Microbiologia da UFMG, busca aproximar as pessoas sem conhecimento em microbiologia do vasto mundo microbiano. Em episódios de 15 minutos, traduzidos para vídeos em libras, o projeto mostra como estes seres invisíveis estão presentes em todos os momentos da nossa vida e são essenciais para o planeta.

Coordenado pela professora Viviane Alves com participação de graduandos e pós-graduandos do Departamento de Microbiologia  da UFMG, o MicroBios seguirá a linha simples e objetiva que a equipe já apresenta no seu trabalho de divulgação cientifica nas redes sociais, o @microUFMG, onde esclarecem dúvidas da população sobre a pandemia, desmitificam fake news e trazem informações publicadas em artigos científicos de forma acessível.

Recursos investidos

Grant 2020: R$ 50.000,00
  • Temas
  • microbiologia
  • ufmg