Dyana Duarte

Física

A busca por entender a matéria em altas densidades abre novos horizontes para a nossa compreensão do universo. Alinhado a essa tendência, o projeto da Dyana Duarte tem o objetivo de investigar fases exóticas nos dados gerados a partir da fusão de duas estrelas de nêutrons. Física pela Universidade Federal de São João, Dyana é mestre também em física pela mesma instituição. Seguiu para o doutorado na Universidade Federal de Santa Maria, onde hoje atua como professora adjunta. Teve dois períodos de pós-doutorado, primeiramente na University of Washington, Estados Unidos e, em seguida, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. 

Muito conectada à natureza, Dyana usa o tempo livre para fazer Trekking, passeios  na praia e cachoeiras e longas caminhadas ao ar livre. Casada e sem filhos, Dyana tem ainda mais duas paixões: cachorros e mangás japoneses. A pequena Nika é a fiel companheira canina do casal e ganhou seu nome em uma dupla homenagem: um personagem do mangá One Piece e um acelerador de partículas em construção, ambos seus homônimos.

Projetos

Existem fases exóticas no diagrama de fases da Cromodinâmica Quântica?
Ciência / Física

A estrutura da matéria que compõe o universo fascina várias gerações de cientistas, e a teoria sobre as partículas subatômicas, os quarks e glúons, e como eles se unem para formar prótons e nêutrons é a Cromodinâmica Quântica. Um dos avanços recentes mais importantes nesta área foi a detecção das ondas gravitacionais originadas na fusão de estrelas de nêutrons, que tem gerado dados interessantes sobre objetos com altíssimas densidades. Tais ambientes hoje não podem ser reproduzidos experimentalmente na Terra, e todo o conhecimento sobre a matéria densa provém de modelos teóricos. O mais intrigante é que nenhum dos modelos já bem estabelecidos consegue reproduzir resultados importantes das análises dos dados de ondas gravitacionais, como o comportamento da massa da estrela à medida que nos aproximamos de seu interior. O objetivo deste projeto é construir modelos que incluem ingredientes não usuais, e verificar se a presença de fases exóticas irá satisfazer as restrições observacionais. Com isso, buscamos expandir nosso entendimento sobre a matéria em altas densidades.

Instituições

  • Universidade Federal de Santa Maria

Chamadas

Chamada 6