Edson Sampaio

Matemática

O matemático Edson Sampaio fez a carreira na Universidade Federal do Ceará, onde além do mestrado também se formou em doutor em matemática. O período de pós-doutorado ocorreu na Basque Center for Applied Mathematics em Bilbau, Espanha. Com uma pesquisa focada na geometria, Edson investiga as propriedades geométricas e métricas de conjuntos analíticos. 

Hoje professor na UFC, Edson ainda faz parte do grupo de Topologia e Singularidades. Fora das salas de aula dedica seu tempo livre completamente à família, a parte que, segundo Edson, faz a sua vida mais leve e agradável. Casado com a analista química Syndel, o matemático também é pai da Elis e do Edson Jr. Com a família e amigos adora fazer um bom churrasco ao ritmo de um forró das antigas, além de maratonar séries e animes. 

 

Projetos

Invariantes da geometria Lipschitz das singularidades
Ciência / Matemática

O desafio deste projeto é produzir avanços fundamentais na Geometria Lipschitz das Singularidades e, de forma mais geral, na Teoria das Singularidades e Geometria Algébrica, desenvolvendo uma teoria de topologia algébrica métrica que ao mesmo tempo satisfaz as ferramentas de computação da topologia algébrica ordinária e captura fenômenos métricos sutis e, em particular, distingue objetos topologicamente iguais, mas metricamente distintos. Com esta teoria em mãos, pretendemos contribuir para vários problemas na Teoria das Singularidades e Geometria Algébrica. Muitos desses problemas são os mais importantes nos seus respectivos campos de estudo, por exemplo, a Conjectura de Zariski para a multiplicidade, que afirma que a multiplicidade de hipersuperfícies complexas é um invariante da topologia mergulhada, esta foi conjecturada há mais de 50 anos por Oscar Zariski e é o problema mais importante no campo clássico da equisingularidade.

Recursos investidos

Grant 2022: R$ 569.535,32

Instituições

  • Universidade Federal do Ceará

Chamadas

Chamada 5
  • Temas
  • conjuntos analíticos
  • geometria