Fábio Brito-Santos 

Ciências da Vida

Fábio Brito-Santos é um cientista com olhos atentos para o microscópico universo dos fungos. Preocupado com as consequências que a ação humana gera na biodiversidade, o  projeto de Brito-Santos é um vislumbre meticuloso dos fungos patogênicos da região amazônica e as transformações e impactos que esses sistemas ecológicos sofrem com a antropização. Muitas vezes, trazendo consequências nocivas para as populações que habitam a região. 

Formado em farmácia pela Universidade Estácio de Sá, fez o mestrado e doutorado em medicina tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, com um período sanduíche no Westmead Institute for Medical Research-University of Sydney, Austrália. 

Autodefinido como um tropicalista raiz, o farmacêutico também é um homem negro, filho de Ogun com Yemanja, que tem na espiritualidade e ancestralidade um ponto de equilíbrio e amparo na vida. Carioca nascido em Madureira, é apaixonado pela Bahia e adora cozinhar no seu tempo livre. Também é o orgulhoso pai do Taiô Brito, que, aos nove anos, já segue os passos do pai sendo pesquisador júnior do CNPQ. 

Projetos

Qual o impacto de áreas antropizadas da região amazônica na biodiversidade de fungos patogênicos sob a perspectiva da saúde única?
Ciência / Ciências da Vida

O desmatamento e mudanças climáticas têm sido relacionadas com mudanças na epidemiologia dos fungos patogênicos. Estudos da biodiversidade de fungos patogênicos dirigido para uma região que vem sofrendo ao longo do tempo com os impactos da antropização constitui um desafio em nosso país. Particularmente na Amazônia, onde se observa elevada ocorrência de micoses endêmicas apontando um aspecto epidemiológico distinto e não descrito em outras regiões do mundo. Diante deste cenário atual, para responder à pergunta, o projeto irá utilizar ferramentas moleculares aplicadas principalmente para investigação de microbiomas e identificar a biodiversidade de fungos patogênicos, avaliando também o potencial destes fungos causarem surtos em humanos e animais.   

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 100.000,00
Grant Faperj: R$ 700.000,00

Instituições

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 1