Fernando Iemini

Física

O trabalho de Fernando Iemini é um convite para repensar nossa percepção tradicional do tempo e seus limites. Seu projeto gira em torno dos cristais temporais e sua aplicação na criação de relógios quânticos autônomos. Nesse intrincado campo de pesquisa, ele explora como as leis quânticas e a termodinâmica podem influenciar o desempenho desses relógios ultra precisos.

Fernando harmoniza o mundo da física com suas paixões pessoais primeiramente através da música. O violão e o piano são seus primeiros companheiros assim que chega do trabalho.  Uma conexão com a natureza o leva a fazer trilhas por montanhas e cachoeiras, é uma tradição enraizada em suas origens em Minas Gerais. Além disso, Fernando é um entusiasta da bicicleta e do basquete, uma paixão de adolescência. Iniciou a trajetória acadêmica na graduação em física, na Universidade Federal de Minas Gerais, instituição que também sediou seus estudos em física no mestrado e doutorado. O cientista também esteve um período de um ano na Scuola Normale Superiore, de Pisa, e dois anos no The Abdus Salam Centre for Theoretical Physics, Trieste, ambos na Itália. Agora professor e pesquisador, Fernando compartilha seu conhecimento na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. 

Projetos

Quais são os limites fundamentais em nossa capacidade de medir o tempo com as leis da termodinâmica quântica e da teoria de muitos corpos?
Ciência / Física

Quais são os limites fundamentais em nossa capacidade de medir o tempo de acordo com a teoria quântica e termodinâmica? Podem eles mudar nossa noção usual de relógios? É hora de repensar o tempo e suas limitações fundamentais. Cristais temporais podem ser a chave para essas questões. Essas peculiares fases da matéria têm como característica uma estrutura de ordenação temporal surpreendentemente estável e precisa entre seus constituintes microscópicos, oferecendo assim um playground fascinante para desvendar tais questões.

Exploraremos a atuação dos cristais temporais como principal substância de trabalho de um relógio quântico autônomo, estudando seu desempenho em conexão com as leis quânticas (princípios de incerteza) e termodinâmica (processos entrópicos irreversíveis). A natureza coletiva e dinâmica de muitos corpos dos cristais temporais pode influenciar radicalmente a operação de um relógio quântico, impulsionando nossos limites para a cronometragem.

Instituições

  • Universidade Federal Fluminense

Chamadas

Chamada 6