Instituto Vero

Política

Projetos

Ciência em Juízo
Divulgação científica / Jornalismo

O que o Estado entende por ciência e como ele a distingue da desinformação? O projeto Ciência em Juízo, desenvolvido pelo Instituto Vero, visa a investigar o papel da ciência sobre saúde dentro do poder público. A pesquisa vai analisar como a informação científica é mobilizada por tomadores de decisão no poder público e quais os espaços de deliberação atribuídos a esferas científicas, jurídicas e políticas. A partir dessa análise crítica, o projeto discute as competências e possibilidades de atuação de cada uma dessas esferas para compreender a relação entre o mundo político e jurídico, no contexto de formulação de políticas públicas e judicialização da saúde.

Conheça a equipe do projeto:

Caio Vieira Machado – Diretor Executivo do Instituto Vero, doutorando em Oxford, pesquisando o papel da desinformação científica na CPI da Covid. Mestre em ciências sociais por Oxford, mestre em direito digital pela Sorbonne e bacharel em Direito pela USP.

Beatrice Bonami – Head de Ciência e Inovação do Instituto Vero e Professora Adjunta do Departamento de Ética e Humanidades Digitais da Universidade de Tübingen na Alemanha. É doutora em Inovação, Educação e Desenvolvimento Internacional pela USP/Brasil, pela Sapienza/Italia e pela UCL/Reino Unido. Nos últimos anos trabalhou como Oficial de Projeto na UNESCO/França e como Oficial de Pesquisa na OMS/Suíça.

Victor Vicente – Head de conteúdo no Instituto Vero. É doutorando em ciências da comunicação (USP), mestre em comunicação e cultura (UFRJ), pós-graduado em marketing e design digital (ESPM) e graduado em jornalismo (Uerj). Foi coordenador de comunicação do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) entre 2015 e 2019, além de ter sido pesquisador do MediaLab.UFRJ entre 2017 e 2019. Se interessa por aplicações tecnológicas que proporcionem impacto social positivo e distribuído.

Victor Durigan – Coordenador de Relações Institucionais no Instituto Vero. É Bacharel em Direito pela USP, com foco em Direito Constitucional e processo legislativo. Trabalhou com políticas públicas e relações institucionais no setor privado em Brasília e São Paulo. Se interessa pela intersecção entre política e tecnologia e escreve sobre o tema na newsletter Descodificado.

Camila Tsuzuki – Coordenadora de operações no Instituto Vero. É mestranda em Direito Político e Econômico (Mackenzie), pós-graduada em direito eleitoral (IDDE) e graduada em Direito (Mackenzie) e em Administração de Empresas (EAESP-FGV). É integrante do Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade de Intermediários da Internet Society (Brasil) e pesquisadora no Laboratório de Direito Digital e Democracia (Mackenzie).

Marcelo Soares – Pesquisador do Lagom Data, pesquisando as referências à ciência durante a CPI da Covid. Atuará como parceiro externo.

Recursos investidos

Grant 2023: R$ 57.836,00