Leandro Maracahipes

Ciências da Vida

Carinhosamente conhecido como Maraca, Leandro Maracahipes é um biólogo que estuda a vulnerabilidade das plantas diante de estresses ambientais, como fogo e seca, buscando decifrar os segredos das interações entre os ecossistemas de savanas e os distúrbios naturais. Primogênito de uma família de pequenos lavradores, Leandro sempre teve intimidade com o solo e as paisagens vegetais.  Nascido em Nova Xavantina, Leandro se graduou em biologia na Universidade Estadual do Mato Grosso, onde também fez o mestrado em ecologia e conservação. Em seguida, realizou o doutorado em ecologia e evolução na Universidade Federal de Goiás e passou por um período de pós-doutorado no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. 

Com experiência em importantes instituições de pesquisa, o biólogo também é professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Botânica Tropical da Universidade Federal Rural da Amazônia. Mas também já contribuiu como pesquisador na Yale School of the Environment, nos Estados Unidos, assim como no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Além de seu profundo envolvimento com a pesquisa, Maraca é um verdadeiro entusiasta do Flamengo e adora jogar futebol, cartas e sinuca. Relaxa com a prática de corridas acompanhadas de boa música. Como muitos, também aprendeu a fazer pão caseiro durante o isolamento da pandemia, seguindo orientações carinhosas de sua mãe por telefone. O cientista considera as visitas à natureza e a coleta de dados em campo como momentos fundamentais de inspiração para seus projetos científicos.

Projetos

Avaliando a vulnerabilidade das savanas brasileiras às interações entre seca e incêndios: implicações para o armazenamento de carbono, funcionamento do ecossistema e sucesso na restauração
Ciência / Ciências da Vida

Mudanças climáticas poderão acelerar a intensidade e a frequência de distúrbios naturais e antropogênicos em ecossistemas de savanas tropicais, promovendo mortalidade de plantas herbáceas e arbóreas, interferindo na composição das comunidades e alterando processos ecológicos e o funcionamento dos ecossistemas. Identificar quais composições de espécies de acordo com suas caraterísticas funcionais conferem maior resiliência aos novos regimes de distúrbios e condições climáticas é fundamental para direcionar a preservação de ecossistemas íntegros e o sucesso de esforços de restauração no futuro. Além de registrar a biodiversidade, este projeto visa quantificar o quão vulnerável os ecossistemas de savanas são ao aumento da frequência e intensidade de distúrbios, e seu impacto sobre armazenamento de carbono e funcionamento do ecossistema.

Instituições

  • IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia