Maria Carolina Gonzalez

Ciências da Vida

Maria Carolina Gonzalez é graduada em biotecnologia pela Universidad Nacional de Quilmes e tem doutorado em ciências fisiológicas na Faculdade de Medicina da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Ela se aproximou do Brasil para o pós-doutorado, no Memory Research Laboratory no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Intrigada pela memória, Gonzalez trabalha para ampliar as investigações dessa complexa fronteira científica. Seu projeto investiga o papel das experiências passadas na formação de novas memórias em animais. Atualmente radicada em Natal, Rio Grande do Norte, Gonzalez é pesquisadora no Instituto Santos Dumont. Da Argentina ela sente saudades de praticar remo, mas substituiu o esporte por longas caminhadas na orla marítima de Natal. Além disso, a cientista joga futebol e tênis, e gosta de cozinhar para os amigos em casa sempre que possível. 

Projetos

Influência das experiências prévias sobre novas aprendizagens
Ciência / Ciências da Vida

A maioria das memórias são adquiridas junto à evocação de informações antigas que ajudam a contextualizá-las. No entanto, muito do que sabemos sobre as bases neurobiológicas da formação da memória vem de estudos focados em um único evento de aprendizagem, sem considerar outras experiências que os animais possam ter vivenciado. Nesse projeto, procuramos entender como o conhecimento prévio influencia a aquisição de nova informação e quais são os mecanismos neurais envolvidos na associação de memórias novas e antigas para a construção de esquemas de conhecimento.

Recursos investidos

Grant 2022: R$ 700.000,00

Instituições

  • Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra

Chamadas

Chamada 5
  • Temas
  • cérebro
  • Memória