Murilo Santhiago

Química

O químico Murilo Santhiago se graduou na Universidade Federal de Santa Catarina e fez mestrado e doutorado em química pela Universidade Estadual de Campinas. Durante o doutoramento, passou pela Universidade Estadual do Colorado, ocasião em que aproveitou as montanhas do estado americano para praticar uma outra paixão: as trilhas. Seu pós-doutorado ocorreu também na UNICAMP. 

Especializado em dispositivos elétricos e eletroquímicos flexíveis, Santhiago também é pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia. Além da paixão por esportes radicais, churrasco e futebol, o químico está sempre à procura de novos lugares para explorar. Sua pesquisa flui com as distorções do punk rock dos anos 90, uma trilha sonora que ele garante ser ideal para clarear as ideias. 

Projetos

Compreendendo defeitos químicos no plano basal de materiais 2D em direção a reação de evolução de hidrogênio
Ciência / Química

Materiais que possibilitem gerar formas de energia mais limpa, como o hidrogênio (H2), são extremamente necessários nos dias de hoje. O avanço nessa área passa pela nossa compreensão sobre o funcionamento de alguns materiais promissores, como os materiais bidimensionais (2D). Materiais 2D são extremamente finos onde sua espessura pode ter poucos átomos e suas dimensões laterais podem variar bastante. A presença de defeitos químicos no plano basal tem sido responsável pela atividade catalítica dos mesmos, no entanto, a montagem de plataformas que possibilitam gerar defeitos de forma controlada e combinar ensaios mecânicos com estudos eletroquímicos representa um grande desafio. Assim, o objetivo deste trabalho visa estudar a atividade catalítica no plano basal de materiais 2D empregando eletrodos rígidos e flexíveis. Buscamos avaliar como defeitos químicos e efeitos mecânicos impactam na reação de evolução de hidrogênio.

Recursos investidos

R$ 86.000,00

Instituições

  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais/LNNano

Chamadas

Chamada 3
  • Temas
  • evolução de hidrogênio
  • materiais 2D