Rafael Raimundo

Ciências da Vida

Rafael L. G. Raimundo é um biólogo com um olhar amplo, investido em uma jornada científica que mistura ecologia, gestão pública e inovação. Na intersecção entre a ciência transdisciplinar e a governança, a pesquisa de Rafael tenta desvendar os segredos da adaptabilidade e resiliência nas redes socioecológicas. Usando análises de big data e modelos de redes adaptativas, o cientista vai explorar como mudanças simples nos arranjos socioprodutivos podem moldar um futuro mais verde. Formado em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Rafael também é  doutor em ecologia pela Universidade de São Paulo, instituição onde também fez um período de pós-doutorado. Hoje, atua na Universidade Federal da Paraíba. 

Quando não está imerso em dados ecológicos, Rafael cultiva uma paixão paulistana pelo time Ituano enquanto, gradativamente, vai se tornando cada vez mais paraibano. O coentro, antes evitado, agora é item obrigatório na sua cozinha.  O cientista também mantém um refúgio: uma chácara nas proximidades de João Pessoa, que é testemunho de sua dedicação à restauração de ecossistemas, e onde ele busca aprender na prática como construir um mundo mais sustentável. 

Projetos

Sincronizando redes ecológicas e socioeconômicas para alcançar a sustentabilidade
Ciência / Ciências da Vida

A ciência transdisciplinar da sustentabilidade tem promovido sínteses teóricas entre a ecologia, a economia e as ciências humanas. Essas sínteses, em associação com a disponibilidade sem precedentes de grandes volumes de informação (big data), ferramentas da ciência de dados e de modelagem de sistemas complexos, geram oportunidades para inovações na gestão de recursos naturais. Este projeto combina análises de big data e modelos de redes adaptativas para investigar a relação entre adaptabilidade e resiliência em redes socioecológicas. O objetivo é compreender como mudanças simples nos arranjos socioprodutivos podem se propagar e atuar como catalisadoras de sustentabilidade. Buscamos assim compreender princípios do manejo integrado da diversidade e conectividade de ecossistemas que apoiem a estruturação de bioeconomias sustentáveis, inclusivas e competitivas.

Instituições

  • Universidade Federal da Paraíba

Chamadas

Chamada 6