Raul Costa-Pereira

Ciências da Vida

O ecólogo Raul Costa Pereira estuda uma dimensão curiosa da biodiversidade, as diferenças entre indivíduos. Depois de muito tempo observando piraputangas debaixo d’água nos riachos cristalinos de Bonito (MS), Raul percebeu que, apesar de parecidos à primeira vista, indivíduos na natureza são únicos. Assim como cada um de nós, humanos, tem hábitos e características próprias, cada indivíduo de peixe, onça-pintada ou mesmo de libélula, também é único. Essa diversidade individual tem fascinado Raul desde sua graduação.

Raul nasceu em Osasco (SP), mas se considera sul-matogrossense de coração. É doutor em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-Rio Claro). Antes de se mudar para Campinas (SP), foi pesquisador em ecologia e evolução nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Portugal. Embora confesse que seguiu a biologia depois de perceber sua inabilidade nos campos de futebol, Raul ocupa hoje o cargo de professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na instituição ele lidera o Laboratório de Ecologia das Variações Individuais (LEVIn) e é membro do corpo docente titular do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UNICAMP.

Projetos

Ecos da diversidade social e desigualdade na biodiversidade
Ciência / Ciências da Vida

Sociedades humanas são complexas. Enquanto indivíduos, temos características e hábitos que nos fazem únicos. Porém, apenas alguns poucos de nós concentram a maioria das oportunidades e dos recursos. Esses dois atributos moldam como as cidades funcionam, gerando heterogeneidade na paisagem urbana, tanto entre casas vizinhas, quanto entre bairros com realidades socioeconômicas distintas. Como as cidades são cheias de distrações, às vezes esquecemos que compartilhamos o espaço urbano não somente com vidas humanas. Até mesmo nossas moradias são pequenos ecossistemas que abrigam uma variedade imensa de organismos. Mais do que documentar a biodiversidade que vive sob nossos tetos, o objetivo dessa pesquisa é entender como nossos hábitos individuais (e.g. ter um pet, sempre fazer refeições fora de casa) e a estrutura do complexo mosaico paulistano (e.g. bairros arborizados ou totalmente pavimentados) influenciam as interações ecológicas que acontecem no ambiente que melhor conhecemos: nossas casas.

Recursos investidos

Grant 2021: 569.500,00

Instituições

  • Universidade Estadual de Campinas

Chamadas

Chamada 4
  • Temas
  • biodiversidade
  • Ecossistemas