Roberto Braga Figueiredo

Engenharia

Roberto Figueiredo é engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é mestre em engenharia metalúrgica e de minas. É doutor em engenharia mecânica pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA) instituição onde também realizou um de seus dois pós-doutorados. O outro foi concluído na Universidade de Southampton, também nos EUA.

Como pesquisador, sua inspiração vem da interdisciplinaridade e contato com a investigação científica de colegas em outros campos. Além disso, o engenheiro gosta de cozinhar para a esposa e o filho pequeno nos momentos de folga. Desde 2011 é docente na Universidade Federal de Minas Gerais.

Projetos

Desenvolvimento de uma nova geração de compósitos de magnésio leves e biodegradáveis
Ciência / Engenharia

Magnésio é um material de elevada relação entre resistência mecânica e densidade, biocompatível e biodegradável. Entretanto, a resistência mecânica total e sua formabilidade são baixas, e a degradação, rápida. O presente projeto utilizará a torção sob elevada pressão para consolidar compósitos à base de magnésio na temperatura ambiente, com o objetivo de amenizar suas principais limitações. Resultados recentes mostraram que esta técnica de processamento aumenta a resistência mecânica, a formabilidade e a resistência à corrosão deste material. Estamos desenvolvendo compósitos de magnésio/alumínio com alta formabilidade e capacidade de endurecimento por tratamento térmico; compósitos de magnésio/partículas cerâmicas para aumentar a resistência mecânica, e compósitos de magnésio/hidroxiapatita para permitir a fabricação de implantes ortopédicos com elevada resistência à corrosão e capacidade de liberação de fármacos.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal de Minas Gerais

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • fármacos
  • magnésio
  • material biocompatível
  • material biodegradável
  • resistência mecânica