Sidney Feitosa Gouveia

Ciências da Vida

Sidney Gouveia é biólogo e mestre em ecologia e conservação pela Universidade Federal de Sergipe. Obteve o título de doutor em ecologia e evolução pela Universidade de Goiás. Nesse período fez o sanduíche no Museu de Ciências Naturais de Madrid.

Sidney desenvolve uma pesquisa em macroecologia para dimensionar os efeitos de organismos individuais nos fenômenos macroscópicos. Ele também se arrisca na gaita nas horas vagas, além de ser professor adjunto do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe. O biólogo também é pai e o contador de histórias oficial da filha Alice, de quatro anos.

Projetos

ECOFÍSICA – Abordando propriedades fundamentais da biodiversidade global
Ciência / Ciências da Vida

Uma das principais lacunas do conhecimento sobre fenômenos ecológicos em grandes escalas espaciais e temporais (ou macroecológicos) consiste em entender como princípios básicos em nível de indivíduos repercutem em escalas geográficas. Esses princípios incluem propriedades físicas da matéria com sua geometria, termodinâmica, hidrodinâmica e metabolismo. Em nosso projeto, buscamos combinar conceitos e técnicas de modelagem matemática e ecológica, ecofisiologia e macroecologia para investigar como esses princípios fundamentais transcendem do nível dos indivíduos a níveis ecológicos em macroescala. Os padrões resultantes dessa transição entre níveis de organização e escalas incluem a distribuição geográfica, a variação morfológica e ecológica, a diversidade de espécies e a organização de comunidades ecológicas. Compreender essas relações entre fenômenos microscópicos e macroscópicos nos permite entender o efeito de condições e mudanças ambientais sobre a biodiversidade global.

Recursos investidos

R$ 92.558,22

Instituições

  • Universidade Federal de Sergipe

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • biodiversidade
  • ECOFÍSICA
  • fenômenos ecológicos
  • macroecologia