Vilásia Martins

Ciências da Vida, Química

Quando a engenheira de alimentos Vilásia Martins menciona que seu lugar favorito é a praia, fica fácil entender a motivação por trás da sua pesquisa. Mestre e doutora em engenharia e ciência dos alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande, Vilásia não perde uma oportunidade de reunir a família na beira do mar.

É por isso que sua pesquisa para investigar novos bioplásticos é tão importante para qualquer um que aprecie uma praia limpa. Segundo a engenheira, os atuais bioplásticos disponíveis hoje em dia esbarram em questões técnicas para sua adoção maciça. Enquanto busca novas alternativas de embalagens renováveis, Vilásia volta à praia sempre que pode para praticar um pouco de stand up paddle.

Projetos

Estratégias para melhorar as propriedades de bioplásticos produzidos a partir de materiais sustentáveis
Ciência / Ciências da Vida

Entre as embalagens plásticas utilizadas na indústria alimentícia, mais de 90% são compostas de derivados de fontes fósseis, não renováveis e com degradação a longo prazo, o que causa muitos danos ao meio ambiente. Muitos polímeros obtidos a partir de subprodutos agrícolas como proteínas e carboidratos podem ser utilizados para a elaboração de embalagens renováveis e biodegradáveis. O uso comercial desses bioplásticos ainda é limitado, sobretudo devido à insuficiência de suas propriedades mecânicas e de barreira. Este projeto visa utilizar diferentes estratégias para melhorar as propriedades desses polímeros sustentáveis e biodegradáveis, a fim de torná-los semelhantes aos polímeros sintéticos utilizados na indústria alimentícia. Para tal, tecnologias como plasma, luz ultravioleta, modificações químicas e incorporação de aditivos serão aplicadas nos bioplásticos produzidos.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal do Rio Grande

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • bioplástico
  • indústria alimentícia
  • materiais biodegradáveis
  • materiais sustentáveis
  • polímeros