23/02/2023 03:19

Por um mundo menos turbulento

  • Blog Ciência Fundamental

Como a computação quântica poderá resolver alguns de nossos problemas mais complexos

Ilustração: Julia Jabur

Por Murilo Bomfim

Uma frase atribuída a Bill Gates — talvez com a mesma credibilidade com que falas são atribuídas a Clarice Lispector — diz que o computador nasceu para resolver problemas que não existiam antes de sua criação. Acontece que, do início da informática até hoje, a área evoluiu tanto que o jogo virou: estamos à espera do desenvolvimento da computação quântica para resolver questões que, por ora, são insolucionáveis.

Um dos pesquisadores que trabalham na fronteira do conhecimento desse campo é, na realidade, um engenheiro. Nascido em Duque de Caxias, na baixada fluminense, Fábio Pereira dos Santos ama computação desde a pré-adolescência, quando, na companhia do pai, montava e desmontava o primeiro computador da casa. Mesmo com aptidão para física e matemática — graduações que, por afinidade, gostaria de ter feito —, ele acabou optando pela engenharia química, da faculdade ao doutorado. “Na época, a Petrobras absorvia boa parte de profissionais da área formados pela UFRJ, então acabei escolhendo esse curso”, diz. 

Ao longo de sua carreira, no entanto, suas paixões seguiram rodando em segundo plano. A computação — e, mais especificamente, a construção de algoritmos — se manteve como hobby, mas também deu as caras em um estágio durante a graduação e no doutorado. No mestrado, ele pôde dar certa atenção à matemática, mas dedicou-se plenamente a ela só no pós-doutorado, em 2014. No Instituto de Matemática Pura e Aplicada, um dos mais renomados centros de pesquisa nessa área no mundo, deparou com um programa relacionado à indústria cujo público-alvo eram engenheiros com especial aptidão para a disciplina. “Fiquei encantado”, diz o pesquisador. “Enquanto engenheiros se preocupam com o resultado, matemáticos focam no caminho. E eu transitava nos dois campos.”

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo.

  • Temas
  • computação quântica
  • Fábio Pereira dos Santos

Projetos e pesquisadores relacionados