Lobby nas indústrias da saúde e alimentação

Divulgação científica / Jornalismo

O projeto, com duração de três anos, pretende investigar como as indústrias da saúde e da alimentação influenciam políticas públicas, marcos regulatórios e o debate público no Brasil. Com apuração dividida entre as redações de São Paulo e Brasília, a iniciativa se concentra especialmente nos mecanismos de lobby, nos conflitos de interesse e nas estratégias de pressão empresarial que abrangem temas como tributação de bebidas açucaradas, regulação sanitária, mercado de medicamentos para obesidade e expansão dos alimentos ultraprocessados. A proposta busca promover investigações capazes de revelar como interesses econômicos privados disputam decisões estatais e afetam diretamente a saúde pública.
A ação é cofinanciada pelo Instituto Serrapilheira e pelo Instituto Ibirapitanga, em parceria voltada à investigação dos interesses econômicos e políticos que incidem sobre ciência, saúde e alimentação. Ao longo do projeto, a Pública pretende aprofundar reportagens e narrativas jornalísticas sobre a atuação de empresas, associações setoriais e agentes políticos na formulação de normas, impostos e políticas que impactam a vida da população.
Um dos produtos do projeto é o podcast A Última Bolacha, uma investigação testemunhal que articula jornalismo, experiência pessoal e apuração documental para examinar o ecossistema econômico da obesidade. A série parte da relação entre ultraprocessados, açúcar, medicamentos e adoecimento para discutir como hábitos alimentares, riscos à saúde e soluções terapêuticas são atravessados por interesses corporativos, disputas regulatórias e estratégias de influência política.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira 2023 a 2026: R$600.000,00
Grant Ibirapitanga 2023 a 2026: R$750.000,00
  • Temas
  • jornalismo
  • Lobby
  • negacionismo