Os circuitos eletrônicos existentes operam com base em sinais em formatos analógico e digital. É possível mudar esse paradigma e utilizar sinais no domínio tempo?

Ciência / Ciência da Computação

Este projeto visa o desenvolvimento de uma nova classe de circuitos eletrônicos com potencial de serem mais eficientes que os tradicionais, e adequado a algumas aplicações computacionais atuais, que por exemplo demandam baixo consumo energético e baixo custo de fabricação. 

Esses novos circuitos eletrônicos utilizam o intervalo de tempo entre pulsos elétricos para codificar e processar dados.  Chamamos esta abordagem de computação no domínio tempo. Esta solução é interessante porque combina as vantagens dos formatos de sinais analógico e digital, simultaneamente. Em outras palavras, tenta-se processar da melhor maneira, informações analógicas por meio de circuitos digitais eficientes. 

Ao propor novas topologias de circuitos eletrônicos CMOS e tentar realizar o processamento de dados inteiramente no domínio do tempo, este projeto investiga se é possível mudar o paradigma atual de operação de circuitos eletrônicos e se melhores hardwares podem ser desenvolvidos.

Instituições

  • Universidade Federal de Minas Gerais

Chamadas

Chamada 6