06/12/2022 12:00

Serrapilheira e ICFJ selecionam brasileiros interessados em revelar quem financia a desinformação científica 

  • Divulgação científica

Jornalistas, pesquisadores e profissionais de mídia do Brasil podem concorrer a cinco vagas para um investigathon nos EUA, onde até três dos projetos selecionados receberão bolsas para publicar reportagens investigativas e colaborativas

*Texto atualizado em 13/12/2022

Notícias falsas no universo da ciência são perigosamente populares. Dados enganosos sobre medicamentos e vacinas ficaram ainda mais comuns na pandemia de covid-19, mas a desinformação sobre biologia, química, física, computação e matemática também viraliza com força – muitas vezes pela mão de falsos estudos e pesquisas de pouca qualidade.

Foi por conta desse cenário que o International Center for Journalists (ICFJ) e o Instituto Serrapilheira selaram uma parceria para apoiar reportagens colaborativas  – conduzidas por jornalistas, comunicadores e/ou pesquisadores brasileiros – que busquem investigar quem financia e combater a desinformação na ciência. As inscrições vão de 13 de dezembro a 5 de fevereiro de 2023 (23h59 EST time ou 01h59 do dia 6 de fevereiro no horário de Brasília).

A iniciativa é parte do programa global Disarming Disinformation, lançado pelo ICFJ, e pretende financiar a produção de reportagens que busquem revelar quem ou o que está por trás das campanhas de desinformação. 

Por meio da parceria com o Serrapilheira, candidatos brasileiros que trabalhem com temas de desinformação em ciência (ver mais detalhes abaixo)  poderão se inscrever no Disarming Disinformation e concorrer a até cinco vagas exclusivas no investigathon, evento presencial que ocorrerá em Austin, nos Estados Unidos, em abril de 2023. Os projetos obrigatoriamente devem propor colaborações com outros veículos de comunicação nacionais ou internacionais, e/ou com outros jornalistas de diferentes meios.

No encontro, os cinco selecionados se somarão a um time de outros 15 comunicadores vindos de outros países das Américas e receberão mentoria para aprimorar estratégias de investigação, colaboração e distribuição do conteúdo noticioso que pretende produzir. 

No evento, o grupo também terá a oportunidade de estabelecer outras parcerias e planejar investigações e publicações colaborativas – entendendo que a desinformação não tem fronteiras geográficas. 

Até três dos cinco brasileiros levados a Austin receberão bolsas de até 10 mil dólares para produzir e publicar seu projeto ainda no primeiro semestre de 2023.

“Informações falsas sobre a Covid-19, negacionismo climático, lobbies de grupos de interesse sobre alimentação, saúde pública ou meio ambiente têm nos mostrado como a ciência se tornou um dos principais alvos da desinformação”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira. “Think-tanks, ‘institutos de pesquisa’, associações e canais de comunicação surgem como porta-vozes de agendas anticientíficas. Além de compreender o fenômeno, é preciso investigar como ele se articula, se financia e quem se beneficia dele.”

“Com esta parceria, queremos estimular que brasileiros investiguem a desinformação científica a partir da perspectiva multidisciplinar e internacional oferecida pelo ICFJ. Esperamos que as reportagens produzidas no âmbito do programa se destaquem nos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo”, diz Cristina Tardáguila, Diretora Sênior de Programas do centro.  

Como funciona:

Fase I. Investigathon

Até cinco brasileiros serão selecionados para participar de um investigathon em Austin, Texas (EUA), em abril de 2023, com todos os custos cobertos. Durante o evento, os candidatos vão desenvolver os projetos de investigação transfronteiriços que apresentaram no ato de inscrição –  que poderão receber financiamento na Fase II. 

O investigathon acontece em abril de 2023, imediatamente antes do Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), promovido na mesma cidade pelo Centro Knight para Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas. Assim, os participantes do investigathon também terão acesso ao simpósio. 

Durante o investigathon, os cinco brasileiros receberão mentoria de especialistas em desinformação, como Patrícia Campos Mello, Craig Silverman, Gianinna Segnini, Claire Wardle e Laura Zommer. Deverão fazer um pitch público de seus projetos e estabelecer parcerias internacionais – tanto para a apuração quanto para a publicação das eventuais reportagens.

Fase II. Investigação colaborativa e reportagem

Depois do investigathon, até três projetos de reportagens colaborativas e internacionais sobre quem financia a desinformação científica receberão apoio financeiro de até 10 mil dólares, cada, para sua execução. 

Durante a realização das reportagens, os participantes receberão acompanhamento de mentores determinados pelo ICFJ.

Os bolsistas são obrigatoriamente brasileiros, com atuação no Brasil. Deverão ter propostas voltadas à área científica e estarem dispostos a revelar quem ou o quê financia/lucra com esse tipo de notícia falsa.  

Inscrições

As inscrições abrem no dia 13 de dezembro, no site do IFJ. Candidatos deverão preencher um formulário de inscrição em português, mas poderão ser convidados a participar de uma entrevista em inglês durante o processo de seleção, uma vez que este será o idioma oficial do do Investigathon.

Uma prévia do formulário de inscrição pode ser conferida aqui. O formulário é um Google Doc que permite copiar o conteúdo original em um arquivo próprio do candidato e editá-lo ali mesmo.

Buscamos candidatos que 

– Sejam brasileiros

– Atuem no Brasil como jornalistas, pesquisadores, comunicadores e/ou com outras competências que possam contribuir para a produção de uma reportagem investigativa sobre desinformação científica;

– Sejam capazes de propor estratégias de investigação e abordagens narrativas interessantes e inovadoras sobre desinformação científica e quem a financia;

– Sejam capazes de participar de forma ativa em uma conferência em inglês.

– Confira aqui todos os critérios de seleção.

Cronograma

– 13/dez/2022: Webinar “Como inscrever uma boa proposta + tira dúvidas”, às 13h (de Brasília)

– 13/dez/2022: Abertura das inscrições, às 13h15 (de Brasília), no site do ICFJ – Confira aqui uma prévia do formulário de inscrição.

– 5/fev/2023: Encerramento das inscrições, às 23h59 (EST time ou 01h59 do dia 6 de fevereiro no horário de Brasília)

– Abril de 2023: Investigathon em Austin, Texas + ISOJ

– Junho de 2023: Prazo final para publicação das reportagens

Em caso de dúvidas, escrever para ctardaguila@icfj.org

  • Temas
  • desinformação
  • ICFJ
  • Jornalismo investigativo