Serrapilheira e Revista Trip lançam novo podcast de divulgação científica

Clarice Cudischevitch

O que um matemático e um músico têm em comum? E um velejador e um físico? O Trip com Ciência, novo podcast lançado pela Revista Trip em parceria com o Serrapilheira, busca descobrir. Nos episódios, pesquisadores conversam com pessoas de áreas diversas para mostrar que a ciência está por trás até mesmo dos detalhes mais simples do dia a dia.

O podcast é comandado pelo neurocientista Stevens Rehen, membro do Conselho Científico do Serrapilheira. “A ciência não mostra só como funciona o Universo, o planeta e nosso próprio corpo; ela gera conhecimento”, afirma. “Atrás de tudo que você vê, está uma descoberta científica. A ciência está intimamente ligada à maneira como você mora, dorme, acorda, come, se desloca, se comunica, trabalha, se diverte.”

A primeira temporada conta com seis programas, já disponíveis no site da Revista Trip e em plataformas de streaming de áudio. No episódio “Você pagaria um milhão para prever o futuro?”, por exemplo, o matemático Tiago Pereira da Silva e o músico BNegão conversam sobre assuntos amplos, dos sistemas complexos à religião.

Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Silva busca desenvolver uma teoria matemática para descrever redes complexas como o cérebro. Seu projeto foi contemplado recentemente com um apoio de R$ 1 milhão do Serrapilheira.

Confira todos os episódios do Trip com Ciência.