06/05/2022 06:06

Serrapilheira lança chamada pública para jornalistas

  • Divulgação científica

Instituto vai apoiar com até R$ 50 mil projetos que investiguem “o papel da ciência no Brasil de amanhã”

Qual é o papel da ciência no Brasil de amanhã? Como ela atravessa a política, economia, saúde, cultura? A nova chamada pública de divulgação científica do Instituto Serrapilheira vai apoiar projetos jornalísticos ousados que investiguem e informem a complexa relação entre a ciência e temas de interesse público, levando em conta o contexto atual. As propostas podem ser enviadas a partir de 24 de maio até 6 de junho. 

A chamada é aberta a jornalistas, equipes jornalísticas, empresas e organizações que possam comprovar experiência e sólida capacidade de distribuição. Os candidatos devem incluir em sua proposta uma carta de compromisso do veículo de comunicação que irá publicar o trabalho – freelancers também são elegíveis, desde que cumpram esse requisito. Jornalistas correspondentes e veículos estrangeiros também podem se candidatar.

Para concorrer, os candidatos deverão apresentar um plano de como abordar a seguinte questão: “Qual o papel da ciência no Brasil de amanhã?”, em qualquer formato de publicação jornalística – impressa, digital, multimídia, audiovisual, fotojornalística etc. Um comitê independente avaliará a qualidade dos argumentos apresentados na proposta, a experiência do proponente, a capacidade de alcance do veículo, a demonstração de capacidade operacional para executar o projeto e a compatibilidade entre as atividades, produtos e o orçamento apresentado.

Serão selecionadas até dez propostas, que receberão até R$ 50 mil, cada, para execução dos projetos. O anúncio dos selecionados será no dia 30 de junho de 2022, e os trabalhos deverão ser publicados até 1º de outubro de 2022.

“2022 é um ano estratégico para falarmos sobre como a ciência está diretamente relacionada a temas de interesse público e que, sem ela, não há desenvolvimento econômico e social”, afirma a diretora de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira, Natasha Felizi. 

Confira o edital completo aqui.

*Esta notícia foi atualizada em 24 de maio de 2022

  • Temas
  • ciência e sociedade
  • edital
  • jornalismo