14/08/2018 03:03

Serrapilheira leva novas formas de divulgação científica ao público no Museu do Amanhã

  • Divulgação científica

Especialistas dos EUA, Austrália e do Canadá apresentam projetos inovadores no maior evento do instituto

A divulgação científica é um ramo do conhecimento capaz de explicar ao grande público pesquisas que, à primeira vista, parecem incompreensíveis. Pode se tratar de ensinar física teórica a crianças, biologia molecular ou como construir um robô. O Instituto Serrapilheira reunirá no Rio quatro das mais destacadas experiências internacionais no gênero. O Camp Serrapilheira será o maior evento público realizado pelo Instituto até aqui e será em 4 de setembro no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

O Camp é uma ação do programa de divulgação científica do Serrapilheira. O objetivo é aumentar o interesse das pessoas pelas ciências, incutir em crianças e adolescentes a busca por carreiras na área e aprimorar a comunicação de pesquisadores. No auditório do Museu do Amanhã, o público poderá assistir às apresentações e aos debates de criadores de iniciativas de sucesso:

O Curiosity Machine é uma rede de aprendizado científico dos EUA dirigida a crianças e suas famílias. A meta é tornar as crianças futuras líderes de inovação, a partir do desenvolvimento de projetos de ciência. Totalmente gratuita, o Curiosity Machine promove desafios internacionais que vão da inteligência artificial à arte, como “Construa um robô que se desligue sozinho quando sair da sua zona de segurança” e “Aprenda a desenhar objetos 3D”.
– O Perimeter Institute é um centro de pesquisa em física teórica do Canadá que coloca lado a lado cientistas de excelência, professores e estudantes, para promover o ensino da física de forma inovadora. Professores são treinados a ensinar tópicos da física avançada usando conceitos do ensino médio; alunos aprendem física por meio de desafios, jogos e vídeos. O público, por sua vez, participa de eventos científicos e culturais.

– O Micro desenvolve minimuseus itinerantes no EUA, com o propósito de levar o conhecimento aonde as pessoas estão. Em uma espécie de totem com cerca de 2m de altura, o projeto reúne informações sobre tópicos como moluscos (The Smallest Mollusk Museum) e energia (Perpetual Movement Museum).

– O Science Vs é um podcast criado por duas jornalistas australianas radicadas nos EUA. O podcast analisa os assuntos, fatos e opiniões em alta para distinguir o que é verdadeiro do que é falso e do que não é uma coisa nem outra. De maneira informal, os episódios abordam temas variados, como serial killers, aliens, vacinas e aborto.

“O que esses quatro projetos apresentam em comum é o fato de terem abordagens extremamente originais para a ciência, seja na prática do jornalismo ou no ensino de temas complexos, como matéria escura, em escolas”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira. “A proposta e a trajetória dos nossos convidados podem ser inspiradoras, tanto para instituições científicas quanto para ambientes criativos, artísticos e de inovação tecnológica ou social.”

O evento gratuito e aberto ao público será em uma terça-feira (4), dia em que a entrada no Museu do Amanhã também é livre. A inscrição é obrigatória pelo link https://serrapilheira.org/camp/. 

Compartilhe nas redes sociais com a hashtag #campserrapilheira.

Para o credenciamento de imprensa, mande um e-mail para imprensa@serrapilheira.org, com o assunto “Credenciamento – Camp”, o órgão de comunicação e os nomes dos integrantes da equipe.

Camp Serrapilheira

Lançado em abril, o programa incluiu edital para selecionar iniciativas brasileiras de divulgação científica a serem potencialmente patrocinadas pelo Instituto em 2019. Na primeira fase do Camp, 50 candidatos escolhidos apresentarão seus projetos e participarão de workshops com os representantes da Curiosity Machine, do Perimeter Institute, do Micro e Science Vs, de 5 a 7 de setembro, em evento fechado no Museu do Amanhã. Em seguida, até 20 dos candidatos serão selecionados para receber até R$ 100 mil de financiamento.

Instituto Serrapilheira

O Serrapilheira é a primeira instituição privada de apoio à ciência do Brasil. Foi criada em 2017. Em sua primeira Chamada Pública, selecionou 65 projetos de jovens cientistas brasileiros nas áreas de ciência da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. Cada pesquisador foi contemplado com uma bolsa de R$ 100 mil.

Camp Serrapilheira
Data: 4 de setembro de 2018, a partir das 10h
Local: Auditório do Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro/ RJ
Inscrições: https://serrapilheira.org/camp/

  • Temas
  • camp