15/10/2018 12:56

Última palestra do Ciclo IMPA-Serrapilheira abordará a água

  • Institucional
  • Matemática

A física da UFRGS Marcia Barbosa

Clarice Cudischevitch

Água, ciência e desigualdade social são assuntos a princípio diferentes, mas que estão mais entrelaçados do que pode parecer. A física Marcia Barbosa, última palestrante do Ciclo IMPA-Serrapilheira de Popularização da Matemática, vai explorar esta relação no dia 19 de outubro, às 11h, na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.

Intitulada “As maluquices da água podem ser a resposta”, a palestra de Marcia Barbosa promete mostrar como comportamentos peculiares dessa substância são importantes para a manutenção da vida e para a solução de problemas globais.

Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Barbosa também é voz ativa na militância sobre a participação de mulheres na ciência. Ela é uma das seis brasileiras que já receberam o prêmio L’Oréal-Unesco for Women in Science, de reconhecimento ao trabalho de pesquisadoras de todo o mundo.

O Ciclo IMPA-Serrapilheira é uma série de seis palestras públicas realizadas pelos dois institutos para promover a divulgação da Matemática. Os cinco primeiros convidados foram os matemáticos Étienne Ghys (ENS Lyon, França), Ingrid Daubechies (Universidade Duke, USA), Cédric Villani (IHP, França), Tadashi Tokieda (Universidade Stanford, USA) e Rogério Martins (Universidade Nova de Lisboa, Portugal). As apresentações aconteceram durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em agosto, no Rio de Janeiro.

A última palestra pública do Ciclo IMPA-Serrapilheira acontece integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema de 2018 é “Ciência para a redução das desigualdades”. Durante o período, serão realizados eventos em todo o Brasil. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e é realizada anualmente desde 2004.

Além da palestra de Marcia Barbosa, a programação do IMPA ligada à SNCT também contará com uma apresentação do diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, sobre o que faz um matemático, às 9h, e uma oficina de origami com o pesquisador Dyego Soares, às 10h.

Escolas interessadas em participar das atividades da SNCT devem se inscrever pelo e-mail contato@bieniodamatematica.org.br. Os pedidos serão atendidos por ordem de recebimento da solicitação, respeitando o limite de vagas. Crianças a partir de 12 anos são o público-alvo das atividades.

Ciclo IMPA-Serrapilheira de Popularização da Matemática – Marcia Barbosa
Data: 19 de outubro, às 11h
Local: Instituto de Matemática Pura e Aplicada – Estrada Dona Castorina 110, Jardim Botânico, Rio de Janeiro/ RJ.