04/09/2020 07:08

Vinte Mil Léguas: um olhar atento ao mundo

  • Divulgação científica

Leda Cartum e Sofia Nestrovski falam sobre o Vinte Mil Léguas, novo podcast da revista Quatro Cinco Um, e a relação próxima entre ciência e literatura 

Pedro Lira

“Ler a ciência, assim como ler a poesia, é tomar o partido do mundo; é gostar das coisas que existem sobre a superfície da Terra.” Com essas palavras as escritoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski abrem o Vinte Mil Léguas. A produção, como se descreve, é um podcast de livros e ciência que mergulha o ouvinte na interseção -maior do que se imagina – entre os dois temas. “Queremos falar de livros e ciências de maneira atenta àquilo que aproxima esses dois campos, e que não é óbvio nem superficial.” 

A primeira temporada, que estreou na última segunda-feira, 31, acompanha Charles Darwin na produção de uma das maiores obras-primas da ciência: “A origem das espécies”. Nos dez episódios, o programa aborda escritores como Honoré de Balzac, Samuel Taylor Coleridge e George Eliot e suas relações com as descobertas científicas do século 19. Em especial, conta como os escritores de ficção tratavam suas obras com métodos que eles aprendiam com os cientistas. “Falar de ciências era, e ainda é, algo novo para nós, e seguimos buscando modos de tratar desses assuntos a partir do nosso campo de conhecimento, que é a literatura.” 

Cartum e Nestrovski mergulharam em pesquisas para desvendar principalmente o lado literário de Darwin, que foi um leitor ávido. “Fazer um podcast implicou reunir muitas das coisas que a gente já fazia em nossos outros trabalhos, mas de maneira separada: pesquisar, escrever, editar, roteirizar e dar aula. A gente nunca tinha tido essa experiência de combinar todas essas atividades”, contam. Segundo elas, a experiência da produção foi como fazer tanto ciência quanto literatura, pois as duas têm a ver com o olhar atento e curioso diante das coisas do mundo.

O podcast é apoiado pelo Camp Serrapilheira. A criação é de Fernanda Diamant, editora da cobertura especial de Divulgação Científica na Quatro Cinco Um, ao lado de Sofia Nestrovski. O primeiro episódio do Vinte Mil Léguas, batizado em homenagem ao clássico de Júlio Verne, pode ser escutado aqui

  • Temas
  • a origem das espécies
  • Charles Darwin
  • podcast
  • Quatro cinco um
  • Vinte Mil léguas