19/11/2021 06:49

#SerrapilheiraIndica: inspirações para escrever um bom projeto de pesquisa

  • Chamadas Públicas

Grantees selecionados na última chamada pública de Ciência do Serrapilheira compartilham conteúdos que os ajudaram na elaboração de seus projetos 

Na reta final para a submissão de pré-projetos para a 5ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira, os grantees Cristiane Calixto, Rafael Montezuma e Vinícius Ribau Mendes compartilham dicas de conteúdos que os ajudaram na elaboração de seus projetos de pesquisa. Partindo sempre da leitura atenta do edital, os cientistas recomendam autores que abordam a escrita científica, workshops até mesas redondas sobre o tema. Confira:

Cristiane Calixto

Minha primeira recomendação é o livro “Sobre a escrita”, do Stephen King. Outra recomendação é assistir algumas vezes a live “Como escrever bons projetos de pesquisa + tira dúvidas do edital”, do Serrapilheira.

Além disso, indico o curso “Research Grant Writers’ Workshop” oferecido pelo Parker Derrington Ltd e, por último, esta thread do Masahiro Ryo, professor da Brandenburg University of Technology, que me ajudou bastante.

Rafael Montezuma 

O que eu fiz foi, basicamente, me guiar pelo edital da chamada. Lá é possível encontrar alguns pontos chaves que tentei responder. Outra recomendação é a mesa redonda do INCTMat sobre elaboração de projeto de pesquisa com participação da Cristina Caldas, grantees de outros editais do Serrapilheira e outros convidados que também foi bastante útil.

 

Vinícius Ribau Mendes

Eu gosto muito do material do prof Gilson Volpato, incluindo os livros e vídeos em seu canal no YouTube. Durante o mestrado tive a oportunidade de fazer um curso de redação científica com ele em que falava muito sobre o que é fazer ciência. Foi um divisor de águas na minha carreira. Destaco os livros “Administração da vida científica” e “Guia Prático para a Redação Científica”.

 

  • Temas
  • 5ª chamada pública
  • ciência
  • SerrapilheiraIndica