Rafael Montezuma

Matemática

O matemático Rafael Montezuma busca as superfícies mínimas, curiosos conceitos geométricos que têm uma grande influência na física e ciência dos materiais. Sua pesquisa tem potencial para impactar áreas tão distintas quanto a arquitetura e a biologia. Ele se formou em matemática pela Universidade Federal do Ceará e fez mestrado e doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Teve três estágios de pós-doutorado; dois na Princeton University, Estados Unidos, e outro no Imperial College London, Inglaterra. O pesquisador adora passar tempo jogando futebol, mas desde que as pequenas Alice e Laura chegaram em sua vida ele usa quase todo o tempo livre cuidando das filhas.

Projetos

Métodos para controlar e classificar as superfícies mínimas
Ciência / Matemática

Superfícies mínimas são objetos centrais em geometria diferencial. Elas são formadas por pedaços de superfícies que minimizam área quando comparadas às superfícies com os mesmos contornos. Estes objetos foram usados amplamente para modelar fenômenos físicos, incluindo películas de sabão, buracos negros, etc. Na última década houve uma renovação de técnicas e direcionamentos neste campo, fazendo florescer a pesquisa sobre relações entre a estrutura do conjunto das superfícies mínimas de um espaço e a forma do conjunto de superfícies que podem ser consideradas no mesmo. A significância da teoria e dos objetos que ela envolve é mostrada através de belas aplicações sobre a abundância das superfícies mínimas e relações próximas com o problema espectral. O objetivo do projeto é o de explorar métodos para controlar e classificar as superfícies mínimas e grandezas relacionadas que surgem naturalmente quando lidamos com espaços que são relevantes em geometria diferencial e em relatividade geral.

Recursos investidos

Grant 2021: R$ 491.250,00

Instituições

  • Universidade Federal do Ceará

Chamadas

Chamada 4
  • Temas
  • ciência de materiais
  • superfícies mínimas