Abertura do portal de submissão
Os candidatos devem acessar o portal de submissão de propostas, a ser aberto a partir do dia 7 de janeiro de 2025 às 15h (horário de Brasília).
Acesso ao portal de submissão
Endereço: https://serrapilheira.fluxx.io
Prazo de submissão das pré-propostas
7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025 às 15h (horário de Brasília).
Cadastro
Dados
Requisitos de elegibilidade
Uma vez finalizado o cadastro, os candidatos são direcionados para os requisitos de elegibilidade, confirmando que atendem aos critérios estabelecidos para esta chamada.
O teste de elegibilidade é validado pela equipe do Serrapilheira em até 24 horas.
Formulário de inscrição
Após terem completado o cadastro e os dados de elegibilidade, os postulantes são direcionados ao formulário de inscrição, composto pelas seções “Sobre o proponente” e “Sobre o projeto”, cujos campos deverão ser preenchidos no próprio sistema.
Após concluir o preenchimento e a submissão no sistema, o candidato receberá um email confirmando que a aplicação foi enviada. A submissão só estará completa uma vez que o candidato receber um email com o “Submission ID number”.
Para mais informações sobre como navegar pelo sistema Fluxx, veja o guia disponível neste link.
Sobre o proponente
Dados pessoais
- nacionalidade
- data de nascimento
- cidade/estado/país natal
- instituição
- gênero
- cor/raça
- link para o curriculum vitae Lattes
- número de identificação ORCID
Trajetória acadêmica
- graduação, mestrado (se pertinente), doutorado, pós-doutoramento (se pertinente)
- ano de obtenção do título de doutor(a)
- ano de contratação na instituição
- financiamento independente para pesquisa, sem contar bolsas de estudo (se pertinente)
CV Curriculum vitae
O curriculum vitae, seguindo o modelo disponível neste link, deverá ser preenchido no próprio sistema de submissão.
Publicações
Títulos e arquivos em PDF de até três publicações das quais o proponente é autor. Os trabalhos publicados devem ser aqueles com os quais o candidato mais contribuiu, mas não necessariamente aqueles em que liderou o grupo de pesquisa ou cujo laboratório chefiou (ver seção “Definições: Publicações”).
Sobre o projeto
Título
O título do projeto deve ser a grande pergunta e de fácil compreensão para não especialistas na área. Formule-o sem nenhum jargão, finalizando-o com uma interrogação.
(até 150 caracteres com espaços)
Áreas
- Ciências naturais: ciências da vida*, física, geociências e química
- Ciência da computação
- Matemática
* Considerando o volume de propostas na área, o painel de avaliação é subdividido nas seguintes subáreas:
- Genética, bioquímica, biologia celular e patologias
- Microbiologia, imunologia e virologia
- Neurociências
- Biologia de plantas
- Ecologia e evolução
O proponente deverá indicar a área principal do projeto e, se aplicável, uma área secundária. A indicação da área principal determina o painel de avaliação para o qual a proposta será encaminhada. No caso de propostas interdisciplinares, os revisores poderão requisitar que a equipe executiva busque revisores extras (ad-hoc) para complementar a avaliação, caso a especialidade do painel não contemple algum aspecto central da proposta.
Palavras-chave
Indicação de três palavras-chave para descrever livremente a subárea (exemplo: nanocatálise; neurologia; computação quântica; dinâmica de fluidos computacional; sensoriamento remoto; análise de bacias sedimentares; estratigrafia; ecotoxicologia; raios cósmicos; partículas de alta energia; ondas gravitacionais; geometria simplética).
Áreas e palavras-chave
Indicação fundamental para o encaminhamento das pré-propostas a avaliadores adequados.
Dez perguntas
No caso de projetos de matemática pura ou que não envolvem o uso de dados primários nem secundários, as questões são ajustadas conforme indicado nos casos abaixo:
grande pergunta: Qual é sua grande pergunta fundamental? Formule-a sem nenhum jargão, finalizando-a com uma interrogação. Ela deverá ser o título do projeto.
(até 150 caracteres com espaço)
hipótese/conjectura: Qual é sua hipótese específica para responder a essa pergunta? Situe-a no estado atual do conhecimento do campo. Se o projeto for inteiramente exploratório, qual é o motivo para explorar essa área?
(até 400 caracteres com espaço)
Para matemática pura ou projetos sem uso de dados: Qual é a sua conjectura específica? Situe-a-a no estado atual do conhecimento do campo e cite exemplos, se for o caso.
(até 400 caracteres com espaço)
risco de concepção: Quais as possíveis limitações de sua hipótese? Quais as possíveis falhas de suas suposições? Quais as alternativas plausíveis à sua hipótese?
(até 400 caracteres com espaço)
Para matemática pura ou projetos sem uso de dados: Por que sua conjectura pode estar errada? É possível que ela seja consequência de técnicas já estabelecidas? Cite casos já estudados, se for o caso.
(até 400 caracteres com espaço)
abordagem: De que dados você precisa para testar sua hipótese? Que abordagem metodológica será empregada para obter esses dados?
(até 600 caracteres com espaço)
Para matemática pura ou projetos sem uso de dados: Que abordagem você vai usar para tentar provar a sua conjectura?
(até 600 caracteres com espaço)
risco de abordagem: Por que sua abordagem para testar sua hipótese pode não ser adequada? Quais as abordagens alternativas para testar essa hipótese?
(até 300 caracteres com espaço)
Para matemática pura ou projetos sem uso de dados: Por que sua abordagem para provar sua conjectura pode não ser adequada? Quais abordagens alternativas seriam úteis?
(até 300 caracteres com espaço)
risco técnico: Que desafios você antecipa na coleta dos dados? Proponha alternativas e soluções técnicas, se apropriado.
(até 300 caracteres com espaço)
Para matemática pura ou projetos sem uso de dados essa pergunta não se aplica.
originalidade: Explique em que reside a originalidade de seu projeto. Na pergunta? Na hipótese? Na abordagem? Na metodologia? Responda claramente: “A originalidade do meu projeto está na…” e em seguida justifique.
(até 300 caracteres com espaço)
impacto: A quem interessa seu projeto? Se for bem-sucedido, que diferença vai fazer para o conhecimento? Para quais campos?
(até 300 caracteres com espaço)
origem: De onde veio a ideia do projeto?
(até 300 caracteres com espaço)
pitch: Em uma ou duas frases breves, explique exatamente o que vai ser feito, sem jargão, resumindo as respostas acima e observando o seguinte modelo: “Vou usar [metodologia principal] em [amostra, modelo ou objeto de estudo] para testar se a [hipótese] pode explicar [grande pergunta].”
(até 400 caracteres com espaço)
Essa etapa terá papel crítico na primeira avaliação das propostas. Recomendamos aos candidatos que dediquem tempo e reflexão ao preenchimento desta seção. Oferecemos dicas para orientar a estruturação das respostas às perguntas acima (link).