28/08/2020 08:31

Camp Serrapilheira 2020: confira os podcasts selecionados

  • Camp Serrapilheira

O Serrapilheira anuncia as oito propostas selecionadas pela Chamada Camp Serrapilheira 2020: podcasts. Os contemplados receberão até R$ 50 mil, cada, para desenvolverem seus projetos e participarão de um programa de treinamento com a PRX. A empresa sem fins lucrativos é especializada em narrativas e jornalismo por áudio, em rádios e podcasts.

A terceira chamada pública de divulgação científica do Serrapilheira buscou podcasts que contem boas histórias nas quais a ciência e o método científico estão presentes. O objetivo é que os selecionados possam contribuir para a profissionalização da produção de podcasts no Brasil, diversificação dos formatos e para o fortalecimento do papel da ciência no debate público e na cultura brasileira. A ideia é que os projetos não sejam somente “podcasts de ciência”, mas programas que acima, de tudo, tragam boas histórias e discussões nas quais a ciência cumpra um papel importante.

O treinamento com a PRX começará em meados de setembro e terá duração de seis semanas. Ele será totalmente virtual, por conta da pandemia de Covid-19.

Conheça os oito projetos selecionados:

Associação data_labe (RJ)
Projeto: data_lábia // saneamento é básico!

data_lábia // saneamento é básico! é uma série de sete episódios que conta a história das lutas e conquistas travadas por moradores, ambientalistas, ativistas e cientistas moradores de favelas na implementação de políticas de saneamento básico na Maré.

O data_labe é uma organização de mídia e pesquisa localizada no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. As ações estão organizadas em três eixos: jornalismo; formação; e monitoramento e geração cidadã de dados. Nos últimos quatro anos, o data_labe desenvolveu reportagens, podcasts, consultorias, relatórios analíticos, pesquisas, oficinas e eventos que levam em conta as potências e complexidades das favelas e de seus moradores.

Departamento de Microbiologia – ICB/ UFMG (MG)
Projeto: MicroBios

Em episódios de 15 minutos, o MicroBios será um podcast feito por cientistas. O objetivo é levar a microbiologia para a sociedade por meio de informações confiáveis, atuais e acessíveis, de forma a se entender melhor o mundo invisível dos microrganismos.

O Departamento de Microbiologia (DMic), implementado em 1970, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão nas três grandes áreas da microbiologia: bacteriologia, micologia e virologia, com níveis de excelência internacionalmente reconhecidos. Conta com 14 laboratórios que executam pesquisa sobre bactérias, fungos e vírus de importância ambiental, animal e humana.

Folha de S.Paulo (SP)
Projeto: Habitat

Habitat será um podcast jornalístico e educativo sobre as grandes extinções que já aconteceram ao longo da história da Terra e sobre como é possível que nós, seres humanos, estejamos alterando nossa casa a ponto de causar uma sexta extinção em massa.

Em 2018, com a criação do Presidente da Semana, a Folha de S.Paulo entrou de cabeça na produção de podcasts. O jornal aplicou seu quase um século de prática e rigor jornalísticos ao mundo do áudio e, dois anos depois, já tem 12 produtos diferentes no catálogo, indo da política ao futebol.

Instituto Cultural Beneficente Steve Biko (BA)
Projeto: Com Ciência Negra

O podcast vai trazer histórias e curiosidades sobre as obras e trajetórias de cientistas negros e negras que mudaram e estão mudando o tom da ciência no Brasil. O objetivo é popularizar o conhecimento e aproximar a ciência da juventude negra a partir do conhecimento das contribuições afro-brasileiras na área.

Fundado na Bahia em 1992, o ICSB é fruto da ação inovadora de jovens militantes que criaram o pré-vestibular Steve Biko, o primeiro curso no Brasil destinado à preparação de estudantes negros e negras para o acesso às universidades. Ao longo desses 28 anos, o ICSB vem desenvolvendo diversas atividades no campo político e educacional que resultaram em políticas públicas para o combate às desigualdades raciais.

O Joio e O Trigo (SP)
Projeto: Prato Cheio

Prato Cheio é um podcast sobre alimentação que traz uma visão sistêmica e política. Baseado em investigações rigorosas, tendo sempre a melhor evidência científica como horizonte, o podcast debate de forma democrática esta que é uma questão fundamental do século 21 com um tom leve, pessoal e irônico.

Lançado em 2020, Prato Cheio é o podcast do site O Joio e O Trigo, projeto brasileiro de jornalismo que investiga exclusivamente a alimentação e sua relação com a política, cultura, sociedade, economia e história.

Nav Reportagens (SP)
Projeto: Ciência Suja

O programa vai mesclar o formato true crime com a divulgação científica. O podcast contará histórias de fraudes científicas que geraram grandes prejuízos para a sociedade, diferenciando ciência séria de “Ciência Suja”.

O projeto é fruto da junção entre a NAV Reportagens, uma produtora audiovisual, e os jornalistas especializados na área de saúde e divulgação científica Theo Ruprecht e Thaís Manarini.

Projeto Biofábrica de Corais – Laboratório de Enzimologia Luiz Accioly/ UFPE (PE)
Projeto: Um Mar de Histórias

O podcast se propõe a falar sobre o ambiente marinho para fomentar a educação infantil, buscando incentivar a formação de indivíduos conscientes e responsáveis de seu papel na conservação dos ambientes aquáticos.

O projeto BioFábrica de Corais é uma iniciativa do Laboratório de Enzimologia (LABENZ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem como objetivo gerar bens, produtos e serviços nas áreas de conservação de ambientes marinhos, turismo-científico, aquicultura de corais e, em último nível, pesquisas com bioprodutos de corais brasileiros.

Xirê Podcasts (MG)
Projeto: História a contrapelo

O podcast vai contar fatos da história do Brasil que foram ignorados ou tratados com pouca relevância pelos livros didáticos – por vezes até como parte do próprio discurso científico.

Xirê Podcasts é um grupo independente composto por jornalistas mineiros com passagens pelo rádio e interesse em divulgação científica e direitos humanos.

  • Temas
  • alimentação
  • chamada pública
  • ciência
  • cientistas negras
  • cientistas negros
  • corais
  • diversidade
  • Extinção em massa
  • habitat
  • história
  • jornalismo
  • microbiologia
  • microrganismos
  • podcast
  • Podcast de ciência
  • reportagem
  • true crime
  • vírus