Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia 2/2023 – Perguntas Frequentes

Que tipo de pesquisa a chamada pública do Serrapilheira vai apoiar?

Buscamos projetos de pesquisa que façam perguntas originais e fundamentais da ecologia, com o risco e o sonho de oferecer grandes contribuições às suas áreas de atuação.

Grandes perguntas são aquelas que questionam o conhecimento científico atual, abrem novas perspectivas de avanço ou aprofundam o conhecimento de uma área científica.

As propostas devem ser formuladas por cientistas negros ou indígenas, sem vínculo empregatício com instituições de pesquisa, que almejam obter, no médio prazo, uma posição formal como professor ou pesquisador. Eles integrarão grupos de pesquisa nos quais não tenham atuado antes na condição de pós-docs.

 

Como identificar se o projeto atende aos critérios do Serrapilheira?

O projeto deve buscar responder uma pergunta original e fundamental da ecologia.

Serão apoiados projetos originais e ousados, em especial aqueles arriscados, e propostas que movimentam pessoas e ideias entre grupos de pesquisa.

A ecologia, como buscamos apoiar neste edital, é uma ciência natural que engloba ecologia de organismos, populações, comunidades ecológicas, ecossistemas, paisagens, ecologia global e de grandes escalas, ecologia histórica e etnoecologia, assim como conservação, manejo e serviços ecossistêmicos.

São bem-vindos projetos que envolvam abordagens matemáticas ou computacionais.

Não serão apoiados projetos que usem exclusivamente metodologias e abordagens das ciências humanas e sociais.

Não serão apoiados projetos que sejam uma clara repetição de projetos anteriores. É necessário haver uma contribuição nova.

Propostas voltadas exclusivamente à ciência aplicada, com perguntas utilitárias e sem foco na produção de conhecimento, não são o escopo da chamada.

Não serão apoiados projetos voltados exclusivamente a testes clínicos, estudos de saúde pública, desenvolvimento de biomarcadores ou de processos e produtos agrícolas ou industriais.

Mais detalhes sobre os critérios podem ser encontrados no próprio texto da chamada.

 

Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem se candidatar a esta chamada?

Sim, pessoas de qualquer lugar do Brasil, do exterior, de nacionalidade brasileira ou de nacionalidade estrangeira podem se candidatar a esta chamada. No entanto, o projeto deverá ser conduzido em um dos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Pará ou Rio de Janeiro. A indicação do estado, instituição-sede e coordenador do grupo-sede acontece no momento de inscrição.

 

Sobre experimentos e campos, eles só podem ocorrer no estado da instituição-sede?

Não há essa limitação. Os experimentos, coletas e campos podem acontecer em locais diferentes do estado da instituição-sede.

 

Quais são os critérios utilizados para considerar uma pessoa negra e indígena?

Os proponentes devem se autodeclarar como parte da população negra (pretos ou pardos) ou indígena. 

Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) selecionados na fase 1 passarão pelo procedimento complementar à autodeclaração conforme descrito aqui.

Os candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar um dos seguintes documentos: (a) cópia do registro civil como indígena ou (b) carta de liderança indígena ou organização indígena reconhecida (caso não tenha o registro civil).

 

É preciso ter uma carta de aceite do coordenador da grupo-sede no momento de inscrição na chamada?

Não é necessário ter uma carta, mas no momento da inscrição é preciso ter a concordância do coordenador do grupo-sede proposto. 

No momento da assinatura do contrato,  será necessário apresentar um termo de anuência assinado pelo coordenador do grupo-sede.

 

O coordenador do grupo-sede precisa ter supervisionado projeto de pós-doutoramento anteriormente?

Não, não é necessário que o coordenador do grupo-sede tenha supervisionado um projeto de pós-doutorado anteriormente para que o grupo seja elegível como grupo-sede para fins desta chamada.

 

Estou credenciada como professora colaboradora, sem vínculo empregatício, no mesmo programa de pós-graduação que uma pessoa que gostaria que fosse o meu coordenador. No entanto, nunca trabalhamos juntos anteriormente. Isso é um impedimento?

Isso não é um impedimento, desde que a pessoa não tenha sido sua orientadora na pós-graduação ou em um pós-doutorado anterior, nem tenha publicações em colaboração com você.

 

Tenho um contrato temporário como professora substituta. Posso me candidatar a esta chamada?

Sim, você pode se candidatar. Caso seja selecionada, no momento da assinatura do contrato não poderá ter vínculo formal.

 

Atualmente sou servidora pública. Eu posso me inscrever e, no caso de ser aprovada, pedir uma licença para o período do contrato?

Sim, você pode se candidatar. Caso seja selecionada, no momento da assinatura do contrato precisará apresentar o documento de licença para o seu período de vigência.

 

Serão divulgados os pareceres de avaliação?

O candidato que chegar à etapa final do processo de seleção (ou seja, à fase 2), mas não for selecionado poderá ter acesso aos pareceres. 

Não haverá envio de pareceres para candidatos não convocados para a fase 2.

 

Como submeto uma proposta à Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia 2/2023?

As propostas devem ser submetidas eletronicamente por meio do portal do Serrapilheira no Fluxx (https://serrapilheira.fluxx.io) nos prazos estabelecidos nesta chamada.

 

O que são as duas fases do processo de seleção?

Na fase 1, os interessados deverão enviar uma pré-proposta com informações básicas sobre sua trajetória acadêmica e sobre o projeto. Todas as propostas elegíveis recebidas serão avaliadas pelos revisores. A partir daí, alguns candidatos serão chamados para submeter a proposta completa – momento a que nos referimos como fase 2. 

 

Devo adicionar um orçamento detalhado em minha proposta?

A pré-proposta (fase 1) não deve conter orçamento. 

Os candidatos selecionados na fase 1 são chamados a enviar propostas completas para a fase 2. Nesta fase deverá ser apresentado um orçamento simplificado.

Projetos selecionados terão um período de uma semana após a divulgação dos resultados para detalhar o orçamento, adaptando-o às normas vigentes de cada financiador. No caso dos recursos do Serrapilheira, as despesas poderão ser ajustadas ao longo do desenvolvimento do projeto entre as diferentes categorias do orçamento, mas o valor total dos recursos concedidos não será alterado.

 

Não sou elegível para esta chamada. Como posso me inscrever em outras chamadas?

Você pode conferir todas as nossas chamadas (abertas e concluídas) aqui:

https://serrapilheira.org/todas-as-chamadas/.

 

Posso falar com alguém da equipe do Programa de Ciência?

Você pode entrar em contato com a equipe pelo e-mail:

chamada+posdoc@serrapilheira.org 

 

Para o requisito de artigos científicos, podem ser enviados preprints ou capítulos de livros?

Entendemos como publicação científica artigos publicados em periódicos, prioritariamente. No entanto, outras formas de publicações podem ser excepcionalmente consideradas a depender das particularidades de cada área de pesquisa (por exemplo, artigos de conferências ou preprints em matemática, física e ciência da computação), de modo a contemplar a diversidade de produção bibliográfica das várias áreas.

 

Como funciona a parceria com as FAPs?

Serão selecionados 12 pós-doutorandos para desenvolver suas pesquisas no Mato Grosso do Sul, Pará ou Rio de Janeiro.

Os candidatos selecionados irão receber uma bolsa mensal de R$ 8 mil, além de um auxílio para o financiamento da pesquisa durante três anos, renováveis por mais dois anos. As bolsas serão financiadas pelas respectivas FAPs de cada estado. O auxílio para a pesquisa será cofinanciado pelo Serrapilheira e pela FAP, com distribuição a ser definida posteriormente. Parte dos recursos provenientes do Serrapilheira deverá ser destinada especificamente à formação de pessoas de grupos sub-representados na ciência.

Contato

chamada+posdoc@serrapilheira.org