Chamada pública de apoio à ciência nº7/2023 – Perguntas frequentes

Que tipo de pesquisa a chamada pública do Serrapilheira vai apoiar?

Buscamos projetos de pesquisa fundamental, que proponham grandes perguntas no âmbito das áreas apoiadas. Grandes perguntas são aquelas que questionam o conhecimento científico atual, abrem novas perspectivas de avanço ou aprofundam o conhecimento de uma área científica. O propósito do instituto é apostar em projetos originais e ousados, especialmente aqueles arriscados. Não serão apoiados projetos que sejam uma clara repetição de projetos anteriores. É necessário haver uma contribuição nova.

 

Como identificar se o projeto atende aos critérios do Serrapilheira?

A pesquisa fundamental reflete sobre aspectos mais gerais e essenciais, buscando respostas que façam avançar o conhecimento básico. Além disso, o Serrapilheira estimula a submissão de projetos arriscados quanto à concepção e abordagem, que trazem hipóteses e metodologias ousadas. Já o alto risco técnico, quando presente, deve ser mitigado com a antecipação dos desafios metodológicos e a apresentação de alternativas. 

As 10 perguntas que fazem parte do processo de seleção de pré-propostas servem como guia para a elaboração de projetos arriscados sobre perguntas fundamentais (veja na página da chamada, na seção 7, sobre as 10 perguntas).

 

O que significa ter um cargo permanente?

Significa ter um contrato de vínculo permanente com a instituição-sede. No caso de entidades públicas, o proponente deve ter sido nomeado para o cargo até a data da inscrição na chamada.

 

Serão divulgados os pareceres de avaliação?

O candidato que chegar à etapa final do processo de seleção mas não for selecionado poderá ter acesso aos pareceres. Não haverá envio de pareceres para pré-propostas não convocadas para a fase 2.

 

Quantas vezes posso me inscrever nas chamadas do programa de ciência do Serrapilheira?

Cada candidato só poderá submeter uma proposta por chamada e um máximo de duas propostas para as chamadas de ciência do Serrapilheira durante todo o período em que é elegível. Esta regra passou a valer a partir da 4ª chamada/2020.

 

Posso receber apoio mais de uma vez?

Cientistas que já receberam recursos prévios do Serrapilheira e não tiveram seus apoios renovados poderão submeter propostas novamente.

 

Como será implementado o bônus para composição e formação de equipes com diversidade?

Incentivamos a diversidade por meio de ações de inclusão, com foco étnico-racial e de gênero, especialmente. O modo de implementação do bônus para formar grupos sub-representados em suas áreas de pesquisa será discutido com cada cientista selecionado por meio desta chamada. O valor do bônus vai depender da ação de inclusão a ser desenvolvida e poderá chegar a 15% do valor total do orçamento original aprovado para o desenvolvimento da pesquisa. Sendo assim, a requisição dos recursos do bônus da diversidade não deverá constar na proposta orçamentária relativa ao projeto de pesquisa.

 

Como submeto uma proposta à chamada 7 do Serrapilheira?

As propostas devem ser submetidas eletronicamente por meio do portal do Serrapilheira no Fluxx (https://serrapilheira.fluxx.io) nos prazos estabelecidos nesta chamada.

 

Como são as duas fases do processo de seleção?

Na fase 1, os interessados deverão enviar uma pré-proposta com informações básicas sobre o projeto. Todas as propostas elegíveis recebidas serão avaliadas pelos revisores. A partir daí, alguns candidatos serão chamados para submeter a proposta completa – momento a que nos referimos como fase 2. A etapa final inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.

 

Devo adicionar um orçamento detalhado em minha proposta?

A pré-proposta (fase 1) não deve conter orçamento. Os candidatos selecionados na fase 1 são chamados a enviar propostas completas para a fase 2. Nesta fase deverá ser apresentado um orçamento simplificado.

 

Os apoios do Serrapilheira por meio de chamadas públicas podem ser estendidos?

Passados cinco anos de apoio, os projetos poderão ser excepcionalmente renovados anualmente, por período indeterminado. A renovação vai contemplar apenas cientistas que não têm recursos de outras fontes.

 

Não sou elegível para esta chamada. Como posso me inscrever em outras chamadas?

Você pode conferir todas as nossas chamadas (abertas e concluídas) aqui: https://serrapilheira.org/todas-as-chamadas/. Além das chamadas públicas de apoio à ciência, o Serrapilheira também faz chamadas para selecionar projetos de jornalismo e mídia e alunos para o Programa de Formação em Ecologia Quantitativa

 

Posso falar com alguém da equipe do programa de ciência?

Você pode entrar em contato com a equipe pelo e-mail: chamada+regular@serrapilheira.org.

 

Outras dúvidas:

 

Por que apoiar somente pesquisa fundamental?

Como atualmente os cientistas são cada vez mais incentivados a fazer pesquisas com vistas à aplicabilidade, os recursos para a pesquisa fundamental são escassos. Por isso queremos estimular projetos com foco em produção de conhecimento novo, apoiando pesquisas motivadas pela curiosidade teórica, que não visem necessariamente à aplicação prática.

 

Por que a participação é restrita a pesquisadores recém-contratados?

Optamos por dar prioridade à participação destes pesquisadores porque eles encontram mais dificuldades para ter acesso a recursos, sobretudo quando concorrem com cientistas em estágios mais avançados da carreira acadêmica.

 

Para o requisito de artigos científicos, podem ser enviados preprints ou capítulos de livros?

Entendemos como publicação científica artigos publicados em periódicos, prioritariamente. No entanto, outras formas de publicações podem ser excepcionalmente consideradas a depender das particularidades de cada área de pesquisa (por exemplo, artigos de conferências ou preprints em matemática, física e ciência da computação), de modo a contemplar a diversidade de produção bibliográfica das várias áreas.

 

Ter tido uma contratação prévia como professora substituta torna a pessoa inelegível?

A contratação prévia como professora substituta não torna a pessoa inelegível.

 

A FAP do meu estado não está na lista de parcerias, posso me candidatar?

Sim. A parceria com as FAPs listadas nesta chamada significa que é possível que projetos oriundos do respectivo estado da FAP podem ter apoio em conjunto (Serrapilheira + FAP).

No entanto, o fato de uma FAP não estar na lista de parcerias não impossibilita a candidatura de pessoas desse estado.

 

Fui contratado há mais tempo do que permite o edital, mas à época eu tinha somente o título de mestre – apenas recentemente concluí o doutorado. Nesse caso posso me candidatar?

No caso de pessoas contratadas sem o doutoramento, mas que posteriormente obtiveram o título, estas serão elegíveis caso o doutorado tenha sido defendido entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023. 

 

Contato

chamada+regular@serrapilheira.org