DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Camp Serrapilheira 2020: Podcasts

Chamada aberta

Envio de propostas até 10 de julho de 2020

Edital

Camp Serrapilheira 2020: Podcasts

O Instituto Serrapilheira recebe projetos de podcasts brasileiros que tenham entre seus objetivos principais contar boas histórias nas quais a ciência e o método científico estão presentes.

Buscamos propostas de candidatos que desejem contribuir para a profissionalização da produção de podcasts no Brasil, bem como para o fortalecimento do papel da ciência na construção do debate público e da cultura brasileira.  

Serão selecionados até 8 projetos, que receberão até 50 mil reais de financiamento e participarão de um programa de treinamento. 

O que queremos encontrar

Não procuramos somente “podcasts de ciência”, mas sim bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra um papel importante. Procuramos projetos cuja missão preveja a inclusão da ciência em suas histórias, seja como tópico principal ou como um elemento importante e recorrente na estrutura do programa.

Procuramos candidatos que queiram fortalecer o conteúdo e planejamento de seus projetos e que demonstrem seriedade, comprometimento e afinidade com as áreas do conhecimento apoiadas e os valores do Serrapilheira.

Aceitamos propostas dos mais diversos formatos, mas priorizaremos projetos que apresentem boas estruturas de roteiro. Desaconselhamos propostas de conversas improvisadas ou gravação de eventos ao vivo.

Encorajamos propostas de pessoas negras, independentemente do conteúdo do podcast abordar a questão racial. 

Elegibilidade

Serão aceitas propostas de podcasts que ainda estejam em fase de concepção (pré-lançamento), bem como de projetos já em execução que desejem incluir ou aprimorar a presença da ciência em seus programas. 

Não é necessário fazer parte de uma grande organização, como um grupo de mídia, uma rádio ou um portal de notícias. Propostas de organizações pequenas ou produtores independentes serão igualmente analisadas, desde que possam demonstrar experiência prévia e condições de realizar o projeto.

Serão desconsideradas propostas que não possam argumentar claramente sobre o papel da ciência em seu podcast ou que desconsiderem as áreas do conhecimento apoiadas pelo Serrapilheira

Proponentes que contem com financiamento do Camp Serrapilheira no momento desta chamada pública não poderão concorrer. Aqueles que já receberam apoio no passado, mas não recebem atualmente, ou que recebem apoio de outros programas do Serrapilheira estão aptos a se candidatar.

Seleção

Critérios

Fazer um podcast exige mais que uma boa ideia. Por isso, queremos saber: qual é a identidade do projeto? Quem é seu público-alvo? O que faz de seus produtores as pessoas certas para o realizarem? As reflexões dos candidatos sobre essas perguntas serão essenciais para a seleção, bem como a apresentação de boas noções sobre como sustentar o projeto no curto, médio e longo prazos. Vamos avaliar:

  • Qualidade geral da proposta (conceito e justificativa)

Avaliaremos a premissa do podcast, tais como os principais temas, personagens e ângulos propostos para abordá-los. O proponente tem bons argumentos sobre a relevância dos temas? Existe um fio condutor entre temporadas, episódios e personagens?

  • Argumentação sobre o papel da ciência no podcast

Avaliaremos a clareza e estrutura da argumentação sobre o papel da ciência no projeto, bem como o detalhamento de como se relaciona com outros temas no podcast.

  • Experiência prévia do proponente

Avaliaremos a experiência prévia do proponente não somente em fazer podcasts, mas principalmente em conduzir bons projetos editoriais e narrativos, independentemente do formato. 

  • Clareza sobre o objetivo do projeto e audiência desejada

Avaliaremos se seu público-alvo é específico e claro. Para detalhar seu público-alvo, pense no perfil de um de seus ouvintes. Como ele é? O que mais escuta? Que tipo de mídias consome? Propostas que descrevam seu público-alvo simplesmente como “o público em geral” não serão bem avaliadas. 

  • Clareza e qualidade da amostra de áudio enviada

Avaliaremos principalmente o conteúdo, estrutura e ritmo da amostra. 

  • Seriedade da proposta e compromisso com o desenvolvimento do projeto no curto, médio e longo prazos

Avaliaremos a habilidade do proponente em prever como utilizarão os recursos oferecidos pelo Serrapilheira, além de sua visão sobre a sustentabilidade do projeto.

Etapas

Após as inscrições, a seleção será feita em duas etapas: 

  • Pré-seleção: Candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista 
  • Seleção final: Após as entrevistas, serão anunciados os projetos selecionados (até 8)

Comitê de Seleção

Os projetos serão avaliados por um comitê internacional, formado por profissionais da indústria de podcasts atuantes no Brasil e no exterior.

Sobre o programa de treinamento

O treinamento será conduzido pela PRX, uma empresa de mídia sem fins lucrativos, especializada em jornalismo narrativo feito em áudio, como programas de rádio e podcasts. A PRX trabalha em parceria com centenas de estações de rádio públicas e milhares de produtores independentes nos Estados Unidos e tem, como parte de seu portfólio, programas premiados como The World, This American Life e 99% Invisible. Desde 2016, a PRX também realiza programas de treinamento ao redor do mundo para ajudar jornalistas e contadores de histórias a se adaptarem e conquistarem audiências no mercado de podcasts.

O programa terá como objetivo principal desenvolver os conceitos dos podcasts selecionados de acordo com seu público-alvo, além de fortalecer habilidades técnicas e editoriais dos produtores e refinar o planejamento dos projetos de acordo com sua viabilidade financeira e estratégias de marketing e distribuição. 

Após o treinamento, os participantes terão construído as bases técnicas e conceituais para desenvolver seus projetos com clareza sobre seus objetivos e as estratégias necessárias para alcançá-los. Os projetos selecionados contarão, ainda, com 3 sessões de mentoria remota pela PRX. 

Idioma dos projetos, treinamentos e mentorias

As propostas devem ser enviadas em português. O treinamento e sessões de acompanhamento serão feitos parcialmente em inglês. No entanto, instrutores que falam português estarão presentes em todas as sessões.

Recursos financeiros e duração dos contratos

Os selecionados receberão até 50 mil reais de financiamento do Serrapilheira para executarem seus projetos. O valor final do apoio dependerá da aprovação do orçamento proposto. 

Os contratos terão a duração de 12 meses a partir do começo do treinamento. 

Cronograma

  • 2 de junho: Lançamento da Chamada Pública
  • 10 de julho (até 23h59): Prazo final para envio de propostas
  • 30 de agosto: Publicação do resultado
  • Setembro (datas a confirmar): elaboração dos contratos, alocação dos recursos e início do treinamento.

Inscrições

  1. Acesse https://serrapilheira.fluxx.io e se cadastre.
  2. Uma vez dentro do sistema, selecione Camp Serrapilheira: Podcasts no menu à esquerda. Leia as instruções de cada pergunta com atenção. 
  3. Cadastre sua organização clicando em “Add New”.
  4. Preencha o formulário com as informações solicitadas. 
  5. Ao final, clique em “Salvar”. Em seguida”, clique em “Submit” no canto inferior direito. Você receberá um email avisando que sua proposta foi submetida com sucesso. Propostas que forem somente salvas, mas não submetidas, não serão consideradas. 

Perguntas frequentes

  • Há um prazo para o podcast ficar pronto depois do treinamento e da dotação da verba?

Sim, os contratos terão duração de doze meses a partir da assinatura.

  • A seleção para o edital inclui ciências humanas e derivações? 

Consideramos que a divulgação científica é multidisciplinar por natureza e, portanto, os podcasts podem abordar muitos temas e estabelecer diálogos com diversas áreas. No entanto, parte da avaliação recairá sobre a afinidade do projeto com as áreas científicas apoiadas pelo Serrapilheira, bem como com os valores do instituto. 

  • O treinamento dos selecionados será presencial ou online? 

O treinamento será inteiramente online e acontecerá em múltiplas sessões, ao longo de aproximadamente cinco semanas. A participação em todas as sessões será obrigatória. 

  • Há alguma periodização mínima para a edição dos podcasts? Eles devem ser semanais, quinzenais ou mensais?

Não. 

  • Se o programa já tiver lançado alguns episódios antes do prazo final para o envio das propostas, o postulante ainda se enquadra nos critérios de elegibilidade? 

Sim.

  • Em que tipo de material e/ou serviços os recursos podem ser utilizados?

Cabe ao proponente determinar como serão empregados os recursos. Parte da avaliação consistirá justamente na análise do orçamento e na avaliação da pertinência do uso dos recursos descrito no projeto. 

  • Qual o foco principal da chamada? Privilegiar projetos que já tenham formato e edições, ou incentivar novos projetos para essa área da divulgação científica? 

Não há preferência por projetos que já estejam em curso ou projetos inéditos. A avaliação será baseada na qualidade global da proposta e nas amostras de áudio enviadas.

  • O edital exige vínculo com alguma universidade?

Não.

  • É possível concorrer como pessoa física ou é obrigatório vincular-se a uma pessoa jurídica?

É necessário comprovar vínculo com uma organização, seja a organização formalizada juridicamente ou não. Parte da avaliação levará em conta a estrutura por trás do projeto e sua capacidade de continuar as atividades uma vez terminado o apoio do Serrapilheira.

  • Experiência em conduzir projetos de pesquisa será contabilizada, ou é fundamental ter experiência em “conduzir bons projetos editoriais e narrativos, independentemente do formato”?

É fundamental que o time demonstre experiência prévia com projetos editoriais e narrativos.

  • Colegas de trabalho, ouvintes, pessoas do meio que conheçam o podcast – quem pode recomendar o trabalho do proponente? Exige-se alguma relação específica entre as partes? 

Fica a critério do postulante indicar as referências que julgar mais relevantes para recomendar seu trabalho. 

  • No caso de o projeto ter dois ou mais responsáveis, como preencher a ficha de inscrição? 

O projeto só poderá ser apresentado por um dos responsáveis, que será o ponto de contato com o instituto.

  • Depois de ter sido submetida, a proposta pode ser alterada?

Não. Caso a edição seja crucial, o proponente deve entrar em contato com o instituto.

  • Caso o projeto seja selecionado, como os recursos deverão ser investidos? Destinam-se apenas à compra de equipamentos ou é possível direcionar uma parte aos participantes, como “auxílio” ou “bolsa” ?

Cabe ao proponente determinar a alocação dos recursos. Parte da avaliação consistirá na análise do orçamento avaliação da pertinência do uso dos recursos descrito no projeto. 

  • O treinamento mencionado no edital será oferecido para a equipe toda do projeto selecionado ou apenas a um membro?

Só podemos garantir a vaga para um membro de cada equipe. Mas faremos o possível para que até dois possam participar de pelo menos parte do treinamento.

  • O que está previsto no treinamento?

A ementa ainda está sendo desenvolvida, mas em princípio o treinamento visa aperfeiçoar os projetos tanto do ponto de vista editorial quanto técnico. 

  • Uma organização pode enviar mais de uma proposta, se os projetos forem encabeçados por pessoas diferentes da equipe?

Não há restrições sobre o número de propostas enviadas por uma organização. Caso duas ou mais passarem pela primeira etapa do processo seletivo, o instituto avaliará como prosseguir, mas provavelmente será necessário optar por uma única proposta. 

  • Como o proponente deve preencher o campo *site ou feed do podcast* do formulário, no caso de projetos ainda em fase de produção?

É preciso indicar que o projeto se encontra em fase de produção e que, portanto, não há links disponíveis. 

  • Qualquer membro da equipe pode participar do treinamento ou ele é destinado obrigatoriamente ao proponente?

Na fase de entrevistas, o proponente deverá nos dizer como enxerga a divisão de tarefas do projeto, inclusive a participação no treinamento. 

  • Na hipótese de o proponente já receber algum tipo de financiamento referente a outros projetos, ele seria desclassificado?

Haverá impedimento apenas se, no momento, o proponente tiver um contrato em aberto com o instituto, firmado em edições anteriores do Camp Serrapilheira. Maiores esclarecimentos sobre os critério de elegibilidade e impedimento aqui.

  • É necessário que o proponente principal more no Brasil no momento da inscrição e no decorrer do financiamento do projeto?

Não, os projetos podem ser realizados a partir de qualquer lugar, desde que sejam feitos em português brasileiro e tenham brasileiros como público alvo.

  • O repasse do financiamento sofrerá descontos? Será integral ou fracionado?

Os recursos são taxados com impostos sobre doações (ITCMD), quando aplicável.

  • Como se dará o encerramento do projeto? Ao final de doze meses é preciso apresentar um relatório? Há alguma implicação em termos de propriedade intelectual?

O encerramento do projeto ocorre com a publicação dos podcasts e a entrega dos relatórios financeiro e narrativo. O Serrapilheira não tem propriedade intelectual sobre os projetos apoiados. 

Para dúvidas, entre em contato com comunicacao@serrapilheira.org

Datas importantes

Lançamento da Chamada Pública
2 de junho de 2020

Prazo final para envio de propostas
10 de julho de 2020 (até 23h59)

Publicação do resultado
30 de agosto de 2020

Elaboração dos contratos, alocação dos recursos e início do treinamento
Setembro de 2020

Para baixar