Qual é a duração do workshop?
O workshop tem quatro semanas de duração, de 5 a 30 de julho de 2021.
Qual é a carga horária do workshop?
O workshop é intensivo, em horário integral (manhã e tarde), de segunda a sexta, com intervalo de almoço e pausas mais curtas ao longo do dia. Os participantes devem ter disponibilidade para se dedicar totalmente ao curso e participar de todas as aulas.
Quem serão os professores?
O corpo docente é constituído de cientistas que atuam em centros de pesquisa de excelência de diversos países. Mais do que professores altamente qualificados, sua postura como cientistas ilustra como a pesquisa de ponta é concebida e desenvolvida atualmente. Veja a lista completa dos cientistas que darão as aulas aqui.
Quais são os assuntos abordados?
Além de uma imersão nos principais tópicos da biologia e ecologia, os participantes do workshop receberão treinamento no uso de métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda das ciências da vida. Veja a lista completa dos tópicos abordados no workshop e os cientistas que darão as aulas aqui.
Que tipos de atividade estão contemplados no workshop?
O workshop será composto de duas aulas expositivas e uma sessão de discussão com cada professor.
Ao longo das três primeiras semanas, paralelamente às aulas, os participantes, divididos em pequenos grupos, vão trabalhar em um projeto, com a tutoria de um pesquisador em pós-doutorado. O objetivo é aplicar os conhecimentos abordados nas aulas a um problema de pesquisa.
A quarta semana será dedicada exclusivamente ao aprofundamento dos projetos, que no último dia de aula serão apresentados e avaliados pelos tutores, marcando assim o encerramento do workshop.
Por que as aulas serão em inglês?
Como teremos professores de diferentes partes do mundo e, possivelmente, alunos de diferentes nacionalidades, todas as aulas serão ministradas em inglês.
Quantos candidatos serão selecionados?
Serão selecionados até 50 participantes para o workshop online de 2021.
Quais são os requisitos para me candidatar?
Os candidatos devem ter concluído a graduação ou ter a conclusão prevista até 31/12/2021 em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano. Aqueles que já estejam cursando a pós-graduação (mestrado ou doutorado) também são elegíveis.
É imprescindível ter o domínio da língua inglesa e, em matemática, o conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral (ambos os requisitos serão aferidos ao longo do processo seletivo). Exige-se dedicação integral, com participação em todas as atividades.
Somente biólogos e matemáticos podem se candidatar?
Não. Pessoas com formação acadêmica em qualquer área de conhecimento são bem-vindas. Nenhuma experiência de pesquisa no campo das ciências biológicas é requerida, porém é necessário ter conhecimento de cálculo diferencial e integral.
Qual é o nível de conhecimento de matemática (cálculo diferencial e integral) exigido?
É necessário saber resolver derivadas e integrais de uma variável e estar familiarizado com equações diferenciais como a equação de crescimento exponencial, por exemplo.
Além dos critérios formais de elegibilidade, qual é o perfil buscado?
Buscamos estudantes ousados, com habilidades quantitativas, que não se limitem às fronteiras disciplinares e nutram um interesse sólido pelas grandes questões das ciências da vida. Embora o bom desempenho acadêmico seja um fator significativo no processo seletivo, procuramos sobretudo jovens pesquisadores que demonstrem capacidade de enfrentar tarefas desafiadoras com rigor metodológico, visão crítica e potencial para buscar avanços na área das ciências da vida.
Fiz a graduação em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano, porém estou cursando a pós-graduação fora da América Latina. Sou elegível?
Sim. Somente a graduação precisa ter sido cursada em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano.
Como posso me inscrever no workshop do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas?
A partir de 9 de março de 2021, os candidatos poderão se inscrever no workshop em https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram/, por meio de um formulário online e a apresentação dos seguintes documentos:
Escrito em inglês, com extensão máxima de duas páginas, em formato PDF.
- Histórico escolar completo da graduação
Todos devem enviar o histórico escolar da graduação com as notas das disciplinas cursadas.
- Histórico escolar da pós-graduação
Aplicável somente àqueles matriculados em um programa de mestrado ou doutorado.
A carta de motivação terá papel crítico no processo seletivo. Recomendamos aos candidatos que dediquem tempo e reflexão a este item. Deve ser escrita em inglês, com, no máximo, 4 mil caracteres sem espaço. O candidato deve demonstrar sua afinidade com o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas e indicar as razões pelas quais deve ser selecionado.
- Indicação dos nomes e e-mails de 2 cientistas seniores que enviarão cartas de recomendação
Nesta etapa, cabe ao candidato somente indicar os nomes dos cientistas e seus respectivos e-mails de contato.
Não sou elegível, porém gostaria de participar das aulas como ouvinte. É possível?
Infelizmente, temos um número limitado de participantes e não é possível abrir vagas extras para ouvintes.
Não tenho disponibilidade todos os dias da semana durante a duração do workshop. Posso participar mesmo assim?
Não. Os alunos selecionados assumem o compromisso de participar ativamente das aulas e do projeto em grupo ao longo de toda a duração do workshop. Todas as aulas são obrigatórias e os participantes que se ausentarem sem uma justificativa aos coordenadores poderão ser desligados do workshop.
Ainda estou cursando a graduação/pós-graduação. Posso enviar meu histórico escolar incompleto?
Sim. Caso ainda não tenha concluído a graduação/pós-graduação, o candidato deve enviar o histórico escolar com as notas das disciplinas já cursadas.
Somente os primeiros 500 inscritos seguirão no processo seletivo?
Não. Os primeiros 500 inscritos terão a preferência no processo seletivo. Portanto, recomendamos que os candidatos preparem a documentação com antecedência e estejam atentos à data de abertura do sistema para que façam suas inscrições o quanto antes.
Quem deve escrever cartas de recomendação para um candidato do workshop?
Pesquisadores/professores universitários experientes que conheçam o desempenho do candidato como aluno/pesquisador.
Posso falar com alguém da equipe do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas?
Você pode entrar em contato com a equipe pelo e-mail formacao@serrapilheira.org