16/05/2022 05:20

Ciência e política: 5 projetos para se inspirar

  • Divulgação científica

A ciência atravessa a saúde, política, questões ambientais e alimentares. Com as eleições de 2022 em vista, é hora de refletirmos: qual é o papel da ciência no Brasil de amanhã? O novo edital do Programa de Divulgação Científica do Serrapilheira convoca jornalistas a desenvolverem projetos ousados que abordem essa pergunta. Para servir de inspiração, selecionamos cinco projetos apoiados pelo instituto que abordam a relação entre a ciência e temas de interesse público com uma abordagem jornalística.

Prato Cheio 

O podcast de O Joio e o Trigo debate a alimentação e sua relação com a política, cultura, sociedade, economia e história.

 

 

O Brasil das várias pandemias 

A série de reportagens especiais da Folha de S.Paulo mostra como as relações sociais, economia, fé, cultura e luto foram alteradas pela pandemia da Covid-19 no país. 

 

 

Aquazônia

Lançado pela Ambiental Media, o “Índice de Impacto das Águas na Amazônia” analisa a pressão da atividade humana sobre os ecossistemas aquáticos do bioma.

 

 

Ciência Suja

O podcast conta histórias de fraudes científicas e mostra como a própria ciência resolveu esses crimes. Em sua nova temporada, a importância dessas histórias para as eleições de 2022. 

 

Mata Atlântica: novas histórias 

O site de jornalismo ambiental ((o))eco investigou a degradação da Mata Atlântica e, a partir de iniciativas ambientais de restauração, possíveis soluções para a preservação do bioma.

 

  • Temas
  • ciência
  • edital
  • jornalismo científico
  • política

Projetos e pesquisadores relacionados