Com nova temporada, 37 graus é selecionado para programa de podcasts do Google

Ilustração: Sandra Jávera

Clarice Cudischevitch

Lançada nesta terça-feira, 25 de junho, a segunda temporada do 37 Graus vai contar como o ser humano transforma o mundo à sua volta e vice-versa, passando por diferentes cenários brasileiros. A estreia vem junto a uma novidade: o podcast foi um dos seis selecionados para participar do Google Podcast creator program, entre milhares de candidatos de mais de 100 países.

Em sua segunda chamada pública, o Google Podcast creator program tem o objetivo de apoiar podcasters independentes e, ao mesmo tempo, eliminar barreiras a vozes sub-representadas nesse meio. O programa oferece um treinamento intensivo por 20 semanas, mentoria e um financiamento de 40 mil dólares. Os outros podcasts selecionados são da Índia, Estados Unidos, Espanha, Líbano e Colômbia. Conheça aqui os projetos.

“Estamos superanimadas”, diz a jornalista Beatriz Guimarães, uma das criadoras do 37 graus. “Ficamos entre os semifinalistas na primeira edição, o que nos deu ainda mais gás para tentar nesse ano. Vamos conhecer novas técnicas e estar junto de outras pessoas que fazem parte dessa grande indústria dos podcasts nos Estados Unidos, o que vai ser muito importante para crescermos.”

O 37 graus é um podcast em estilo de audiodocumentário que conta histórias reais com um pé na ciência. Em dezembro de 2018, ele e mais 13 projetos foram selecionados pelo Camp Serrapilheira, edital de apoio a novas formas de divulgação científica, e contemplados com R$ 100 mil, cada um. Recentemente, o programa passou a integrar a rede B9, a maior produtora especializada em podcasts do Brasil.

“Temos o desafio de alavancar a audiência em um tempo curto, então a divulgação para o público da B9 vai ajudar a nos colocar diante de muita gente nova, que não necessariamente consome conteúdos de ciência”, comenta a bióloga Sarah Azoubel, a outra idealizadora do podcast. “Esse sempre foi um dos nossos objetivos: produzir histórias para todo mundo.”

Na nova temporada, Beatriz e Sarah viajam com gravadores nas mãos e passam por matas, campos, cidades, mares e até comidas do Brasil, relatando as transformações observadas nestes cenários. Para contar as histórias, as repórteres entrevistaram cientistas que estudam essas mudanças e pessoas que as vivem no cotidiano. Confira o trailer:

Os episódios trazem ainda paisagens sonoras e cenas de bastidores vividas pela dupla, que visitou cidades como Natal, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Claro e Itanhaém. Serão cinco episódios lançados quinzenalmente, sempre às terças-feiras.

Confira aqui a nova temporada do 37 graus.

Saiba mais:
“As rodovias são o ralo da biodiversidade”, diz ecóloga – episódio-bônus do 37 graus.