27/08/2018 04:08

Encontro busca dar visibilidade a cientistas mulheres em SC

  • Diversidade na ciência

Ciclo de Seminários é organizado pela bióloga Suzana Alcantara, apoiada pelo Serrapilheira

A publicação de diversos estudos sobre a desigualdade de gênero na ciência tem jogado luz sobre esta questão e aumentando os espaços para debate. O I Ciclo de Seminários Mulheres na Ciência – SC vai discutir o tema no dia 28 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Instituto Serrapilheira apoia o evento.

“O propósito dos seminários do grupo Mulheres na Ciência – SC é criar um espaço de fala exclusivo para mulheres cientistas, onde estas têm a liberdade de escolher o tema de suas palestras, desde sua experiência na academia até a comunicação de resultados de suas pesquisas”, afirma a professora do Departamento de Botânica da UFSC Suzana Alcantara, organizadora do evento e pesquisadora grantee do Serrapilheira. “Nossos objetivos são os de criar oportunidades e dar visibilidade a cientistas bem estabelecidas, que geralmente são preteridas em comparação aos homens em eventos científicos.”

Uma das palestrantes do Ciclo de Seminários é a física Marcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criadora do projeto Meninas na Ciência. Em artigo recente, citado por reportagem da Folha de S. Paulo, ela apontou que, dos 518 membros titulares da Academia Brasileira de Ciências, apenas 14% são mulheres. “Nosso estudo revela que o efeito tesoura não é só uma consequência da maternidade, já que a passagem de quem está nos níveis mais altos das bolsas do CNPq para a ABC se dá numa idade mais avançada, quando as mulheres já não engravidam”, afirma Marcia, que vai abordar a questão no Ciclo.

Suzana Alcantara acrescenta que o evento na Universidade Federal de Santa Catarina também quer possibilitar que cientistas jovens tenham acesso a “modelos” dentro da academia com as quais possam se identificar. Quem quiser acompanhar as atividades do grupo Mulheres na Ciência – SC pode entrar em contato com as professoras Maria Alice Neves (maliceneves@gmail.com) ou Suzana Alcantara (suzanaalcantara@gmail.com).

Para mais informações sobre o I Ciclo de Seminários Mulheres na Ciência – SC, acesse o site e o evento no Facebook.

I Ciclo de Seminários Mulheres na Ciência – SC
Data: 28 de agosto, a partir das 16h
Local: Auditório Teixeirão, Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Centro Tecnológico da UFSC (Campus Trindade)
R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n – Trindade, Florianópolis – SC

Projetos e pesquisadores relacionados