Suzana de Fátima Alcantara

Ciências da Vida

Suzana Alcantara é graduada em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também obteve o título de mestre em ecologia. O doutorado foi na Universidade de São Paulo (USP), também em ciências biológicas. Além da própria USP, no período de pós-doutorado Suzana passou por outras duas importantes instituições: a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade de Berkeley, Estados Unidos. Fora do laboratório, ela gosta de ler, fotografar, caminhar na praia e fazer trilhas. E, claro, como botânica, tem um apreço especial por cultivar plantas. Suzana é mãe da pequena Ana Luiza, com quem passa a maior parte do tempo livre.

Projetos

Um sonho Darwiniano dentro de um pesadelo taxonômico: explorando radiações evolutivas para a prospecção de genes adaptáveis às mudanças climáticas em Velloziaceae
Ciência / Ciências da Vida

Entender como as linhagens responderam a mudanças climáticas passadas é crucial para elucidar seu potencial evolutivo frente a alterações futuras. Assim, testaremos como radiações evolutivas em duas linhagens dominantes nos campos rupestres brasileiros (canelas-de-ema e candombás, Velloziaceae) foram afetadas por mudanças climáticas distintas que predominaram durante as radiações, resultando em especializações a condições atuais de extrema sazonalidade, solos pobres e variação de temperatura. Usaremos análises filogenômicas para testar o padrão de evolução de estratégias de uso da água. Além disso, iremos identificar genes candidatos associados a essas estratégias, que possuem o potencial de mitigar a perda de produtividade vegetal prevista em resposta às mudanças climáticas atuais. Isso ainda permitirá estimar o potencial evolutivo dos campos rupestres frente às mudanças climáticas, já que este ambiente é um verdadeiro laboratório evolutivo, com uma das floras mais diversas e ameaçadas do planeta.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal de Santa Catarina

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • canela-de-ema
  • genes
  • mudanças climáticas
  • plantas
  • radiações evolutivas
  • Velloziaceae